Miguel Nunes (Xerox): “Os nossos serviços permitem fazer uma transição para o digital centrada nas pessoas e não no papel.”

29 de Março 2021

A apresentação do evento "Inovação como alavanca de transformação digital na prestação de melhores cuidados de saúde" será feita por Linda Watts (Clinical Systems Programme Manager, Imperial College Hospitals, UK) e estará focada nos desafios que o Imperial College de Londres apresentou à Xerox e como, em parceria, foi possível implementar uma estratégia digital com excelentes resultados possíveis de mensurar.

A apresentação do evento “Inovação como alavanca de transformação digital na prestação de melhores cuidados de saúde” será feita por Linda Watts (Clinical Systems Programme Manager, Imperial College Hospitals, UK) e estará focada nos desafios que o Imperial College de Londres apresentou à Xerox e como, em parceria, foi possível implementar uma estratégia digital com excelentes resultados possíveis de mensurar.

No próximo dia 07 de abril a Xerox, empresa norte-americana especializada no setor da tecnologia de informação e comunicação, em colaboração com o Healthnews.pt, irá promover um webinar sobre os desafios que as organizações de saúde enfrentam e como entender que a saúde digital é diferente de apenas digitalizar as informações. Trata-se de uma nova mentalidade, da adoção de uma nova abordagem e de uma visão clara sobre os sistemas que suportam em paralelo, os melhores cuidados de saúde.

Sem acesso rápido ao histórico clínico do paciente, sem registos atualizados ou informação em tempo real e comunicação personalizada às pessoas; no contexto de pandemia actual, torna ainda mais difícil a concretização da premissa número um: a prestação dos melhores cuidados de saúde.

O investimento contínuo da Xerox em inovação, permite-lhe desenvolver soluções adequadas às necessidades do sector da saúde, capazes de acrescentar valor e com a flexibilidade necessária para se adaptar de forma rápida aos desafios que a Pandemia trouxe e que ninguém seria capaz de prever.

As novas soluções desenvolvidas pela companhia já estão a ser utilizadas pelo Imperial College Healthcare NHS Trust e demonstraram capacidade de conectar todas as variáveis e sistemas mesmo num ambiente altamente complexo, digitalizando registos médicos para facilitar a comunicação com as pessoas, fazendo a integração de novas ferramentas para uma gestão da informação mais eficiente e a personalizar as interações com as pessoas garantindo a conformidade com todos os regulamentos.

De acordo com a Xerox estas soluções permitem novas formas de armazenamento da informação – uma oportunidade que representa uma mais-valia para a área da Saúde.

Muitos estudos indicam claramente que a Pandemia veio desacelerar as iniciativas de transformação digital em curso em muitas unidades, pela necessidade premente de re-alocar recursos para outras áreas e assim fazer face aos crescentes custos com a 1ª linha de cuidados de saúde.

Mas o que também se verifica, é que essa desaceleração provoca em paralelo que as organizações de saúde tenham que enfrentar outro desafio acrescido. Num momento crítico em que mais do que nunca é necessário acesso rápido à informação, disponibilidade de dados fiáveis e rapidez na comunicação, as organizações veem-se obrigadas a ter que gerir processos desligados e sem a informação correcta, numa abordagem fragmentada de atendimento e suportada por tecnologia desactualizada.

Através de tecnologia inovadora a Xerox oferece aos seus clientes “a digitalização de forma inteligente”, de toda e qualquer tipo de informação.

Neste sentido, o evento irá apresentar a forma como os novos recursos tecnológicos permitiram otimizar o atendimento, o serviço mais rápido, integrado e eficiente do Imperial College. “No pico da pandemia os hospitais estavam completamente perdidos e não sabiam quem é que estava disponível para trabalhar, quem estava doente ou de quarentena… A informação não circulava e, um dos desafios que foi colocado à Xerox foi desenvolver uma app especifica para o cliente que permitia verificar o número de profissionais disponíveis e os seus horários”, explica Miguel Nunes, Global Offer Lead – Digital Patient/Healthcare, Xerox Services.

Também ao nível do plano de vacinação, a Xerox está a suportar a cadeia de comunicação com os utentes, por forma a garantir máxima precisão nas convocatórias e na gestão da calendarização.

Realizaram a triagem entre a informação fornecida pelo Imperial Collage, que integra cinco Hospitais Públicos de Londres. Com base no histórico clínico dos utentes, a idade, patologias, entre outros dados a Xerox disponibilizou ao Imperial Collage informação sobre os utentes disponíveis para a vacinação.

Em termos práticos estas novas ferramentas não se limitam apenas à digitalização dos documentos, como permitem com que essa mesma informação possa ser integrada, de forma quase automática, nos sistemas.

As novas ferramentas desenvolvidas pela Xerox possibilitam, assim, uma melhor experiência por parte do utente que passa a ter acesso a informações actualizadas em tempo real, ao mesmo tempo em que é melhorada a comunicação entre GPs, médicos e pacientes.

A sessão online arranca pelas 17h00, no dia 07 de abril, e prolonga-se até as 18h00.

Convite: https://healthnews.pt/convite/

HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights