A farmacêutica justifica a nova edição depois de ter sido verificado o “sucesso da segunda edição”, onde forma apresentadas mais de 100 candidaturas validas. O Prémio MSD de Investigação em Sáude destina-se a instituições de prestação de cuidados de saúde ou instituições científicas sem fins lucrativos que contenham equipas de trabalho constituídas por Médicos Internos e Especialistas.
A avaliação dos trabalhos, por parte do júri, decorrerá entre 24 de maio e 8 julho. O vencedor irá receber um prémio no valor de dez mil euros. Os critérios de avaliação a ser considerados pelo júri incluem aspetos como: a criatividade, relevância do projeto para a população-alvo, estrutura, objetivo, metodologia e exequibilidade dos protocolos.
A Comissão de Avaliação é constituída pelos seguintes elementos: Prof.ª Doutora Catarina Resende de Oliveira, Prof.ª Doutora Emília Monteiro, Prof. Doutor Henrique Luz Rodrigues, Prof. Doutor Jorge Torgal Garcia, Prof. Doutor Manuel Abecasis, Prof.ª Doutora Mariana Monteiro e o Prof. Doutor Nuno Sousa.
A MSD reveliu que este ano, será ainda atribuída “uma menção honrosa no valor de 1.500 euros a cada uma das duas candidaturas finalistas”.
O Grande Vencedor da segunda edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde foi o protocolo “Uncovering novel prognostic and predictive epigenetic biomarkers in malignant testicular germ cell tumours”, desenvolvido por uma equipa do IPO do Porto liderada por João Lobo, Médico Interno de Anatomia Patológica. Este projeto visa descobrir novos biomarcadores epigenéticos de diagnóstico/prognóstico, bem como novos tratamentos menos tóxicos, para o cancro de células germinativas do testículo, um dos tumores mais comuns em homens adolescentes e adultos-jovens.
Os vencedores da edição de 2021 do Prémio MSD de Investigação em Saúde serão conhecidos na Conferência Leading Innovation, Changing Lives, que decorrerá a 6 de novembro.
Para mais informação sobre o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura Aqui.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments