Austrália e Nova Zelândia abrem ‘bolha’ de viagem que dispensa quarentena

6 de Abril 2021

Austrália e Nova Zelândia vão abrir uma 'bolha' de viagem a partir de 19 de Abril, permitindo que os seus habitantes se desloquem entre os dois países sem se submeterem a uma quarentena obrigatória devido à covid-19.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje a medida, mas não excluiu que, em caso de potenciais surtos, a ‘bolha’ será novamente suspensa.

“As pessoas precisam de ter um plano para a possibilidade da viagem ser interrompida no caso de um surto”, advertiu numa conferência de imprensa.

Tanto a Austrália como a Nova Zelândia, contudo, vão manter as duas semanas de isolamento em hotéis e centros habilitados para viajantes de outras nações.

Ambos os países, que fecharam as fronteiras desde março de 2020, já tinham aberto em outubro uma ‘bolha’ de viagem de sentido único que permitia aos neozelandeses entrar no país vizinho sem quarentena, embora tivessem de cumprir um período de isolamento na direção oposta.

As duas nações oceânicas começaram a falar sobre o assunto em abril do ano passado e são dois dos países que melhor contiveram a pandemia de covid-19, tomando medidas rápidas, incluindo o encerramento das fronteiras internacionais e o confinamento preventivo.

A Austrália registou até agora quase 30 mil infetados e 909 mortos, a maioria das quais devido ao surto na cidade de Melbourne em meados de 2020. Já a Nova Zelândia acumulou mais de 2.200 casos e 26 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights