AJOVY® da Teva já está disponível em Portugal para a prevenção da enxaqueca difícil de tratar

7 de Abril 2021

O Grupo Teva Portugal anunciou o lançamento de AJOVY® (fremanezumab) 225 mg, uma solução injetável subcutânea para a profilaxia da enxaqueca em adultos que têm pelo menos 4 dias de enxaqueca por mês e que tenham tido três ou mais falências terapêuticas prévias.

É um anticorpo monoclonal humanizado (mAb), que se liga ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (CGRP) e bloqueia a sua ligação ao recetor.

AJOVY® é o único anti-CGRP aprovado com as opções de dosagem mensal e trimestral.

“Os tratamentos preventivos oferecem uma nova esperança para o controlo da doença. A chegada de AJOVY® a Portugal oferece aos doentes e médicos uma importante opção terapêutica, com um regime de tratamento flexível e bem tolerado, que reduz significativamente o número de dias de enxaqueca. Além disso, reforça o compromisso da Teva em desenvolver medicamentos inovadores para as doenças do sistema nervoso central (SNC)”, destaca Marta Gonzalez Casal, diretora-geral da Teva Portugal.

AJOVY® está financiado pelo Sistema Nacional de Saúde e disponível para utilização em ambiente hospitalar.

AJOVY® foi estudado com e sem tratamentos preventivos orais concomitantes. A utilização concomitante de tratamentos agudos (especificamente analgésicos, derivados do ergot e triptanos) ou preventivos não afetou a farmacocinética do fremanezumab. Para além disso, a eficácia e segurança do fremanezumab foram demonstradas independentemente da idade, sexo e raça.

A eficácia de AJOVY® na prevenção da enxaqueca foi avaliada em estudos de fase III.

O ensaio clínico FOCUS, fase 3b, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, avaliou a eficácia e segurança do fremanezumab versus placebo para a prevenção da enxaqueca (episódica e crónica) em doentes com resposta inadequada (falta de eficácia e/ou intolerância e/ou contraindicações) a 2 a 4 classes de medicamentos preventivos.

O estudo FOCUS conclui que os doentes com enxaqueca difícil de tratar alcançam uma melhoria clinicamente significativa com AJOVY® desde a primeira semana de tratamento.

Especificamente, o estudo demonstra que AJOVY® reduz significativamente o número médio de dias mensais de enxaqueca (-4,1 dias com dose mensal e -3,7 dias com dose trimestral vs. -0,6 dias com placebo) e que cerca de 1/3 dos doentes (34% com dose mensal e 34% com dose trimestral vs. 9% com placebo) alcançaram uma taxa de resposta ≥50% (redução ≥50% do nº de dias de enxaqueca por mês). Além disso, o estudo FOCUS revela que a redução do número de dias de enxaqueca e cefaleia moderada/intensa se inicia logo na primeira semana de tratamento.

O estudo FOCUS demonstra a eficácia e boa tolerabilidade de ambas as doses de AJOVY® no tratamento preventivo da enxaqueca em doentes difíceis de tratar.

PR/HN

2 Comments

  1. Rejane Maria oliveira

    Boa tarde!
    Por favor preciso com urgência da medicação AJOVY, fazia tratamento no Brasil há 3 meses parei porque vim morar em Portugal, estou sofrendo muito com as crises de enxaqueca depois que parei o tratamento

  2. Miguel Mauritti

    Peço desculpa: o medicamente que pretende já se encontra disponível em Portugal, como avança a notícia. DEve falar com o seu médico.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights