Linhas de informação às vítimas de violência doméstica receberam 1696 pedidos de ajuda em pandemia

7 de Abril 2021

As linhas de contacto do Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica receberam 1696 pedidos de ajuda entre março de 2020 e 31 de janeiro de 2021, informou a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

O Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica (SIVVD) é um serviço telefónico de informação gratuito, anónimo e confidencial, criado em 1999 e que funciona 24 horas por dia todo o ano para apoiar vítimas de violência doméstica através do número 800 202 148.

Em resposta à situação pandémica, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade criou no ano passado duas novas valências para reforçar o SIVVD – a linha SMS 3060, também ela gratuita e confidencial, e o e-mail violencia.covid@cig.gov.pt.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da CIG, Manuel Albano, explicou que “se, antes da pandemia, a vítima podia eventualmente sair de casa, pegar no telefone e ligar sem que alguém a escutasse, agora, confinada e acompanhada 24 sobre 24 horas, ela pode ser ouvida e isto poderia levar a um risco maior de violência”.

Os 1696 pedidos de ajuda neste período de pandemia, acrescentou, “refletem a dificuldade do momento” e revelam, nalguns casos, “episódios de maior severidade na agressão, até pela continuidade da presença constante e pelo maior controlo”.

O SIVVD conta com profissionais especialmente formados para o atendimento e apoio psicossocial a vítimas de violência doméstica, os quais prestam informação sobre os seus direitos, sobre os recursos existentes em todo o território nacional e onde pode ser obtido apoio psicológico, social e informação jurídica.

“O princípio básico [do Serviço de Informação] é capacitar a vítima, empoderá-la a partir de informação que lhe é transmitida, para que tome decisões conscientes – sejam elas quais forem – e com noção das ações e caminhos que pode tomar, bem como as suas consequências”, esclareceu o vice-presidente da CIG, Manuel Albano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights