Todos os utentes e funcionários dos centros para deficientes testados esta semana

7 de Abril 2021

Cerca de 17 mil pessoas, entre utentes e funcionários, de 376 centros de atividades para pessoas com deficiência, vão ser testadas à Covid-19 durante esta semana, disse esta quarta-feira à Lusa a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho, que esteve esta manhã a assistir à testagem de 42 pessoas, utentes e trabalhadores, da Associação de Apoio a Idosos e Jovens da freguesia de Meca, em Alenquer, adiantou que vai ser feita a testagem em massa à Covid-19 em todos os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

“É uma forma de preventivamente identificar situações, nomeadamente situações assintomáticas, e evitar a propagação ou a ocorrência de surtos”, justificou.

Segundo a ministra, que esteve na visita acompanhada pela secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, durante esta semana vão ser testadas cerca de 17 mil pessoas, em 376 instituições, entre 12.325 pessoas com deficiência e 4.465 trabalhadores.

“Hoje estamos também a testemunhar o contentamento e a satisfação destas pessoas no regresso e reabertura destes equipamentos de apoio à deficiência, porque estão muito satisfeitas por voltarem a estar juntas, naturalmente mantendo todas as regras de prevenção e todas as medidas de segurança”, apontou, acrescentando que a testagem está a ser feita em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.

Ana Mendes Godinho salientou que, depois da testagem feita esta semana a todas as instituições, poderá haver necessidade de testagens pontuais, em casos onde haja surtos ou indicadores que o justifiquem.

Relativamente à vacinação, a governante apontou que está a ser feita a vacinação dos trabalhadores e profissionais da ação social, estando a decorrer durante esta semana a vacinação dos trabalhadores do apoio domiciliário, como grupo prioritário identificado.

Por outro lado, e relativamente às visitas aos lares de idosos, Ana Mendes Godinho, adiantou que, na sequência de dúvidas levantadas por algumas instituições, o Instituto da Segurança Social enviou hoje uma circular a reiterar que pode haver visitas aos utentes, respeitando as normas de segurança e higiene.

De acordo com a ministra, as alterações às regras das visitas ocorreram já em outubro do ano passado “para garantir que as pessoas não estavam isoladas”.

“Como surgiram dúvidas na semana passada, a segurança social, hoje, emitiu uma circular, uma orientação para todas as instituições reiterando a necessidade de garantir que há visitas para combater o isolamento das pessoas”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights