Parlamento alemão aprova endurecimento controverso da lei contra coronavírus

21 de Abril 2021

Os deputados da Alemanha aprovaram esta quarta-feira uma controversa modificação da lei anti-covid-19 que reforça os poderes do governo de Angela Merkel para endurecer a luta contra a terceira vaga da pandemia.

Esta reforma da lei sobre a proteção contra as infeções, que impõe o desencadeamento automático de severas restrições a nível nacional além de um determinado limiar de casos de Covid-19, foi aprovada com os votos dos conservadores e dos sociais-democratas, aliados no governo e que têm a maioria no parlamento.

Os Verdes abstiveram-se por considerarem que as medidas ficam aquém e que deveriam ter sido ativadas antes, enquanto o Partido Liberal (FDP), que considera “contrário à Constituição” determinar recolheres obrigatórios nacionais, já tinha anunciado que votava contra.

A Alternativa para a Alemanha (AfD, extrema-direita) votou contra, após acusar o governo de restringir as liberdades individuais fundamentais, assim como a esquerda radical Die Linke.

No total votaram a favor da lei 342 deputados, contra 250 e abstiveram-se 64.

Fora do parlamento, milhares de manifestantes – entre seguidores de teorias da conspiração, negacionistas, militantes de extrema-direita e outros cidadãos descontentes com as restrições – protestavam contra o projeto de lei.

A polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que recusavam abandonar o local apesar de não usarem máscara e não respeitarem o distanciamento social.

Para entrar em vigor, a lei deve ser aprovada na quinta-feira pelo Bundesrat (Conselho Federal).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This