África do Sul retoma imunização com a vacina da Johnson & Johnson

26 de Abril 2021

O Governo sul-africano anunciou esta segunda-feira que irá retomar a imunização com a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Johnson & Johnson, suspensa desde 13 de abril, tendo em conta a probabilidade de desenvolvimento de coágulos no sangue ser “baixa”.

“É muito melhor obter a vacina do que evitá-la por causa do medo de obter um coágulo de sangue. De facto, há muito mais casos de coágulos relacionados com o próprio coronavírus do que a hipótese de um num milhão de coágulos com a vacina Johnson & Johnson (J&J)”, afirmou hoje o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, através de uma declaração.

A administração dos medicamentos de prevenção da Covid-19 será retomada na próxima quarta-feira, mas será feita com informação prévia sobre os riscos potenciais para os vacinados e medidas de vigilância adicionais.

A África do Sul está também a criar um fundo estatal para compensar qualquer pessoa que desenvolva efeitos secundários relevantes a partir das vacinas.

“Recordemos que a vacina da J&J é atualmente a melhor vacina contra a variante 501Y.V2, que é dominante neste país. É uma vacina efetiva, fácil de usar e continua a ser mais seguro vacinar do que não vacinar”, salientou Mkhize.

A vacinação na África do Sul foi interrompida em 13 de abril, logo a seguir à interrupção da vacinação nos Estados Unidos, após seis casos de coágulos de sangue graves, que entretanto subiram para oito, terem sido detetados entre os quase sete milhões de pessoas a quem tinha sido administrada a vacina de dose única.

Avaliações posteriores indicaram que existe uma “hipótese num milhão” de desenvolver coágulos, com mulheres entre os 18 e os 48 anos de idade em risco particular.

Com estes dados, a recomendação global tem sido de continuar a aplicar a vacina, sublinharam as autoridades sul-africanas.

Na passada sexta-feira, um painel de conselheiros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano recomendou às autoridades de saúde a continuação do uso desta vacina.

Os peritos afirmam que os riscos de administração da vacina, associada a casos muito raros de coágulos sanguíneos, são pequenos tendo em conta os benefícios da imunização contra um vírus que ainda infeta dezenas de milhares de norte-americanos todos os dias.

A vacina da empresa belga Janssen, uma subsidiária da multinacional americana J&J, é de momento a única disponível para a África do Sul, uma vez que a proposta da AstraZeneca foi rejeitada em fevereiro passado pelo governo, devido à sua baixa eficácia contra a variante 501Y.V2 (descoberta na nação da África Austral em dezembro passado, e mais contagiosa e resistente às vacinas).

A África do Sul, que é o país mais atingido pela Covid-19 no continente, com 1.575.471 casos e 54.148 mortes, tem vacinadas 292.623 pessoas.

Receberam a vacina trabalhadores da saúde envolvidos num estudo especial de acesso antecipado, chamado protocolo Sisonke, utilizando meio milhão de doses da vacina da J&J que a empresa deu gratuitamente ao país, após a AstraZeneca ter abandonado a empresa.

Na sua declaração de hoje, o ministro da Saúde da África do Sul explicou que as primeiras 1,1 milhões de vacinas comerciais da J&J, a serem aplicadas de forma geral, não no âmbito do estudo, estão finalmente prontas para serem distribuídas a partir da fábrica da farmacêutica sul-africana Aspen (localizada no sudeste do país), com a qual a multinacional tem um acordo de fabrico.

Mkhize disse ainda que o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Pfizer, adquirido pelo Governo, chegará ao país na primeira quinzena de maio.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This