Associação de Castelo Branco promove cuidados de saúde junto da comunidade cigana

28 de Abril 2021

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) promoveu junto da comunidade cigana de Castelo Branco uma ação de cuidados de saúde, que envolveu 35 membros de 15 famílias.

“Tratou-se de uma iniciativa para a promoção da saúde e prevenção da doença, com a realização de medições de tensão arterial, controlo de níveis de glicémia, bem como a sensibilização da comunidade cigana para áreas como a vacinação, planeamento familiar, higiene oral e nutricionismo”, referiu, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a ALAD.

A iniciativa “A Saúde veio ao meu Bairro”, que decorreu no Bairro São Tiago, em Castelo Branco, reforçou ainda junto desta comunidade a importância das medidas de higiene e prevenção para o combate à atual pandemia da Covid-19.

“Participaram nesta ação 35 membros da comunidade cigana, pertencentes a 15 famílias e residentes neste bairro, pelos quais foram distribuídos ‘kits’ compostos por produtos de higiene básica, de saúde oral e alimentos saudáveis, nomeadamente fruta”, lia-se na nota.

A ALAD contou com o apoio da equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, dos voluntários da Cáritas e da Cruz Vermelha Portuguesa, na cedência e montagem de uma tenda de apoio.

Esta atividade foi realizada em parceria com o projeto “Nós com os Outros”, cuja intervenção está orientada para um público específico (crianças e jovens da comunidade cigana e descendentes de migrantes e de refugiados).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights