Ferro homenageia Cruz Vermelha e seus sete princípios de respeito pela vida e dignidade humanas

8 de Maio 2021

O presidente da Assembleia da República homenageou este sábado a Cruz Vermelha e os seus sete princípios fundamentais - “humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade” – numa cerimónia evocativa, em Lisboa.

“Subjacente a estes princípios está o respeito pela vida humana e a dignidade da pessoa como valores supremos, a que razão ou circunstância alguma se pode sobrepor. Portugal foi dos primeiros países a aderir ao ideário da Cruz Vermelha, fazendo-se representar na I Convenção de Genebra, em 22 de agosto de 1864, e sendo um dos 12 países signatários”, declarou Ferro Rodrigues.

A segunda figura do Estado português discursava na sessão solene comemorativa do Dia Internacional da Cruz Vermelha, a qual presidiu, no Palácio do Conde de Óbidos.

“Como não poderia deixar de acontecer, neste último ano, Portugal pôde contar, uma vez mais, com o contributo inequívoco da Cruz Vermelha, agora no combate à pandemia da Covid-19, em várias vertentes, desde o acompanhamento e transporte de doentes suspeitos até à realização de testes laboratoriais junto dos lares de idosos, uma das frentes mais dramáticas da luta contra este vírus”, sublinhou.

Ferro Rodrigues elogiou o atual presidente da instituição, Francisco George, “cuja longa e ilustre carreira de serviço público, inteiramente dedicada à Saúde, é de todos conhecida”, num “testemunho da excelência desse percurso, do rigor e o profissionalismo com que sempre exerceu as funções para que foi chamado, bem como das qualidades humanas que o caracterizam”.

O presidente do parlamento evocou ainda os antecessores de George, especialmente Maria Barroso, mulher do antigo chefe de Estado e de Governo Mário Soares, e co-fundadora do PS, do qual Ferro Rodrigues também já foi secretário-geral.

O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebra-se a 08 de maio, dia de nascimento do suíço Henry Dunant, que fundou a organização em 1863.

Segundo a própria, trata-se da maior organização humanitária do Mundo, com cerca de 97 milhões de voluntários em 190 países.

Em Portugal, a Cruz Vermelha foi fundada por José António Marques e iniciou atividade em 11 de fevereiro de 1865, há mais de 150 anos, sob a designação de “Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights