Trata-se da primeira vacina chinesa a ser aprovada pela OMS e a sexta do conjunto de todas as vacinas contra a Covid-19 homologadas pela organização.
O anúncio foi feito na videoconferência de imprensa regular da OMS sobre a pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.
A vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinopharm é recomendada a pessoas com mais de 18 anos, devendo ser administrada em duas doses com um intervalo de duas a três semanas.
Apesar de continuar a avaliar os dados sobre a vacina, à medida que são facultados pelo laboratório, o grupo de peritos da OMS considera que a fórmula da Sinopharm cumpre os requisitos de segurança, eficácia e qualidade.
Segundo a OMS, a vacina da Sinopharm previne a doença grave com uma eficácia até 79 por cento, sendo “apropriada para pessoas com mais de 18 anos”.
Uma vez que “a informação é ainda muito escassa” relativamente às pessoas com mais de 60 anos ou com outras doenças, os peritos consideram que a farmacêutica e as autoridades de saúde de cada país devem manter a vigilância sobre do uso da vacina.
LUSA/HN
0 Comments