Comissária europeia garante reforço da sequenciação do vírus

20 de Maio 2021

A comissária europeia para a Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, assegurou esta quinta-feira que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão aumentar a sequenciação de amostras do vírus SARS-CoV-2 para garantir um maior controlo de novas variantes.

Na conferência de imprensa após a reunião informal dos ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pela Saúde, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho, a responsável europeia lembrou que o nível de sequenciação recomendado é de 10% das amostras e que, “até ao momento, apenas 12 países atingiram este nível”.

“Temos de fazer mais para assegurar que sabemos que variantes estão presentes e onde. Estamos a fazer progressos na deteção. Os Estados-membros estão a seguir a evolução de variantes mais de perto e a sequenciação genómica aumentou de forma geral a nível europeu. Juntos com o ECDC vamos continuar a trabalhar com os Estados-membros para ajudar a atingir o nível de 10% recomendado de sequenciação das amostras”, frisou.

Reiterando, por diversas vezes, a necessidade de “estar um passo à frente do vírus”, Stella Kyriakides vincou o “perigo” colocado pelas variantes – como a variante detetada na Índia -, apesar de notar que a dominante no espaço europeu é ainda a mutação descoberta no Reino Unido no final de 2020. Contudo, fez questão de notar que as vacinas atualmente disponíveis a nível europeu são eficazes na proteção contra as variantes de preocupação já identificadas.

“Precisamos de saber como as vacinas respondem às variantes e se precisam de adaptação. As vacinas autorizadas proporcionam proteção contra as variantes prevalentes, mas esperamos que as tecnologias, como a vacina por RNA mensageiro, tornem as adaptações mais fáceis e sem mudanças no processo de autorização para chegarem aos cidadãos mais depressa”, referiu, acrescentando: “Vamos também apoiar o desenvolvimento de novas vacinas”.

Em paralelo, a comissária europeia destacou ainda a aprovação do conselho em relação à introdução de “um travão de emergência” no que toca às viagens de outros países para garantir “reação atempada” face ao surgimento de variantes de disseminação rápida.

“Temos de ver como reabrir as economias e sociedades e, ao mesmo tempo, mantermo-nos seguros e adaptados às novas realidades que esta pandemia trouxe e as consequências a longo prazo do vírus. Isso significa ter acesso a reforços de vacinas que prolonguem a imunidade, bem como vacinando uma população mais jovem e adaptando vacinas, se necessário, para nos protegermos do perigo das variantes”, referiu.

Ainda sobre este tema, a ministra da Saúde, Marta Temido, notou que se mantém nos Estados-membros “o esforço de manutenção de elevados níveis de testagem e sequenciação” das amostras do vírus SARS-CoV-2. “Não podemos descurar o aparecimento de novas variantes e, neste contexto, temos de estar atentos à circulação, aos riscos de transmissão e à hipótese de podermos lançar todos os mecanismos de controlo”, complementou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MSF suspendem atividades no Hospital Nasser devido a presença de homens armados

Os Médicos Sem Fronteiras anunciaram esta quarta-feira a suspensão de parte das suas atividades no Hospital Nasser, em Khan Younis, depois de relatos de doentes e funcionários darem conta da presença de homens armados e encapuzados no interior do complexo, uma das últimas unidades de saúde ainda a funcionar no sul da Faixa de Gaza

Cabo Verde: novo coordenador do combate ao VIH aposta na erradicação até 2030

A meta é ambiciosa, mas Adilson de Pina, que acaba de assumir a secretaria-executiva do Comité de Coordenação e Combate ao VIH/sida em Cabo Verde, acredita ser possível erradicar o vírus do arquipélago nos próximos quatro anos. Em entrevista à Lusa, o biólogo e doutorado em saúde pública traça as linhas de uma missão que herda de Celina Ferreira, agora aposentada, e que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

PS propõe regulação dos cartões de saúde para proteger os consumidores

O PS entregou no parlamento um projeto de lei para regular os cartões de saúde, proibindo a designação “plano de saúde” e obrigando a informação clara nos contratos. A iniciativa visa proteger os consumidores de práticas enganosas num mercado em crescimento, com fiscalização da ASAE e Direção-Geral do Consumidor

Quatro perfis psicológicos explicam ideação suicida em idosos, diz estudo

Investigadores da Universidade de Valência identificaram quatro perfis psicológicos distintos associados a pensamentos suicidas em idosos que vivem em lares, numa amostra de 231 pessoas entre os 60 e os 97 anos de nove instituições. O estudo, publicado na revista ‘Frontiers in Psychology’, sublinha a necessidade de olhar para além dos sintomas clínicos tradicionais na prevenção do suicídio nesta faixa etária

Material médico dos EUA chega à Venezuela num sinal de aproximação… Com petróleo à vista

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira o envio de seis toneladas de material médico prioritário para a Venezuela, num gesto que o Departamento de Estado classificou como o primeiro de uma “campanha significativa” para estabilizar o frágil sistema de saúde venezuelano. O carregamento chegou a Caracas num momento de aproximação diplomática e de alívio gradual das sanções económicas impostas por Washington

Dados da PPP de Cascais “salvam” indicadores do SNS de queda nas consultas e cirurgias

A divulgação de um documento interno com números do Serviço Nacional de Saúde relativo a dezembro de 2025 obrigou a Administração Central do Sistema de Saúde a emitir dois esclarecimentos públicos em três dias, depois de confrontada com a ausência de informação de uma unidade hospitalar. O relatório inicial, a que os jornalistas tiveram acesso, apresentava uma quebra na atividade assistencial que, na versão agora corrigida, se transforma num aumento generalizado da produção hospitalar

Nestlé, Lactalis e Danone sob investigação por leites contaminados com toxina

A justiça francesa abriu cinco investigações a multinacionais do setor alimentar, incluindo a Nestlé e a Lactalis, por suspeitas de contaminação de leites infantis com a toxina cereulida, que pode causar danos neurológicos e, em casos extremos, ser fatal. A procuradora de Paris, Laure Beccuau, anunciou esta sexta-feira que os processos foram centralizados na capital devido à dispersão geográfica das queixas e à tecnicidade da matéria

CAP alerta para risco de dermatose nodular e pede plano de prevenção

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje, em Beja, a criação de um plano nacional de prevenção para doenças pecuárias, nomeadamente a dermatose nodular bovina, ainda ausente do território mas que já provocou estragos em França. Álvaro Mendonça e Moura revelou que a 19 de Fevereiro está marcada uma reunião com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e organizações de produtores para avaliar riscos e delinear estratégias

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights