Sob o tema “HPV como um TODO!” a MSD visa “ampliar os contributos desta partilha científica através da inclusão de um maior número de especialidades médicas, que refletem a transversalidade deste problema de saúde pública”. Estima-se que cerca de existam 600 milhões sejam afetadas pelo vírus, com tendência para uma prevalência cada vez maior.
Em comunicado a farmacêutica garante que “tal como nas primeiras edições, o HPV Clinical Cases propõe-se a recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os melhores casos clínicos resultantes da infeção por Papilomavírus Humano (HPV).”
A avaliação dos casos clínicos será assegurada pelo comité científico composto por: Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), José Maria Moutinho (ginecologia oncológica), Luís Varandas (pediatria), Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Sandra Pires (gastrenterologia) e Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).
Os casos clínicos submetidos devem ter em consideração os seguintes critérios: pertinência, originalidade, rigor científico, raciocínio clínico e o impacto que o caso terá no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes. Os melhores trabalhos submetidos serão apresentados posteriormente sob a forma de comunicação oral ou e-póster no Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2021 e publicados no livro digital do evento.
O projeto HPV Clinical Cases 2021 conta já com o patrocínio científico / apoio de várias sociedades médicas: Associação Portuguesa de Urologia (APU), Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL) e Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).
O regulamento pode ser consultado Aqui.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments