Campanha “A vida segue EM frente” deixa mensagem de esperança aos doentes com esclerose múltipla

28 de Maio 2021

Viver com esclerose múltipla (EM) é um desafio que pode ser superado com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Esta é a mensagem da campanha "A vida segue EM frente", lançada no âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala no domingo, dia 30, junta a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), o Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e a Merck na missão de apoiar esta campanha, cuja mensagem é transmitida através de um vídeo e de um spot de rádio.

Com uma prevalência de 50 casos por cada 100 mil habitantes, a EM é uma doença inflamatória crónica e degenerativa, uma das mais comuns do sistema nervoso central e a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens.

“A maioria das pessoas são diagnosticadas entre os 20 e os 40 anos, quando estão a fazer planos para as suas vidas, a pensar em comprar casa, em progredir nas suas carreiras, em ter filhos”, referem os representantes da ANEM, SPEM e TEM. “Mas apesar de mudar vidas, a EM não tem de impedir que sejam vividas. E é isso que queremos transmitir com esta campanha”, acrescentam.

Segundo João Cerqueira, presidente do GEEM, os “avanços têm sido muitos, mas é preciso continuar a chamar a atenção para a doença, uma vez que a EM nem sempre é fácil de diagnosticar. Uma vez que os sintomas são comuns a outras doenças (alterações na sensibilidade, visuais e motoras, fadiga, dor, etc.), há casos em que se leva muito tempo até chegar ao diagnóstico. O que significa também uma demora em relação ao início do tratamento e um pior prognóstico”.

“Alertar e sensibilizar, mas ao mesmo tempo transmitir uma mensagem positiva, é o grande objetivo desta campanha, que conta com o apoio da Merck. Porque somos ‘As One for Patients’, é ao lado dos doentes que sempre temos [estado], e queremos continuar a estar, ao longo dos mais de 20 anos de experiência que a companhia tem no tratamento da EM”, diz Pedro Moura, diretor-geral da Merck Portugal.

Em Portugal, mais de 8.000 pessoas têm esclerose múltipla. No mundo, são 2,8 milhões de doentes.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights