O músico e compositor David Fonseca aceitou dar voz à personagem “Tomás”, um pai que se apercebe que tem de abdicar do tabaco para ser mais saudável e partilhar melhores momentos com a sua filha.
Através da técnica “stop motion”, o filme animado transmitirá informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma descontraída e divertida, para criar impacto junto da população em geral e, em particular, dos mais jovens, com especial atenção para os pais.
“Nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem, devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde. Para além de causarem dependência, destacamos que os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, afirmou a Dra. Mónica Martins, presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano no mundo são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças, como o cancro, as doenças cardiovasculares e as doenças respiratórias.
O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro e, em Portugal, representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.
O filme está disponível no Youtube e no site da LPCC.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments