Ministro da Saúde guineense trabalha para equipar hospital central com meios de diagnóstico

7 de Junho 2021

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba, disse esta segunda-feira que está a trabalhar para equipar o hospital nacional Simão Mendes com meios de diagnósticos, indispensáveis para que os médicos possam fazer um tratamento adequado dos doentes.

“Estamos neste momento a trabalhar com o Ministério das Finanças para colocarmos aqui dispositivos que possam permitir aos médicos fazer um diagnóstico certo e depois um tratamento adequado, sem isso não podemos avançar, nem chamar ao hospital nacional Simão Mendes, um hospital de referência”, afirmou Dionísio Cumba.

O ministro da Saúde falava, no hospital nacional Simão Mendes, na cerimónia de entrega de mil colchões para serem distribuídos por várias unidades hospitalares no país.

“Sabemos a situação real deste hospital. Há muita necessidade deste investimento. Estamos a trabalhar para equipar melhor o hospital e vamos conseguir mudar o rosto deste hospital e enquanto médico não me sinto à vontade de ter um hospital de referência nacional nestas condições”, referiu o ministro.

Segundo o governante, o hospital tem falta de máquinas de raio-X e de um ‘scanner’ para que se possa realizar uma TAC (tomografia computadorizada).

“Falta a parte de diagnóstico, temos muitas dificuldades em fazer um raio-X banal, não temos condições, não temos um ‘scanner’, TAC, que é fundamental. Tivemos acidentes de viação e não conseguimos fazer um diagnóstico certo dos pacientes”, lamentou Dionísio Cumba, antigo diretor clínico do hospital Simão Mendes.

“Sem estas condições básicas o médico não consegue fazer nada, não tem condições de fazer o tratamento, porque o diagnóstico é fundamental nesse sentido”, salientou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights