Programa do Governo promete tirar da pobreza extrema 115 mil pessoas em Cabo Verde

14 de Junho 2021

A Assembleia Nacional de Cabo Verde discute hoje o Programa do Governo para a legislatura, que prioriza a eliminação da pobreza extrema em que vivem 115 mil pessoas, votando ainda a necessária moção de confiança ao executivo.

“O número de pobres em Cabo Verde atinge os 186 mil, sendo que 115 mil estão em situação de pobreza extrema [viver com menos de um dólar por dia]. A eliminação da pobreza extrema e a redução da pobreza absoluta é assim uma grande prioridade para atingir o desenvolvimento sustentável”, aponta o Programa do Governo, que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, leva hoje ao parlamento.

De acordo com informação da Assembleia Nacional, os trabalhos vão decorrer durante todo o dia, numa sessão especial que tem como ponto único a “apreciação do Programa do Governo e votação da moção de confiança”, obrigatoriamente apresentada pelo executivo no início da legislatura, conforme prevê a Constituição.

“No dia 18 de abril, o povo cabo-verdiano foi às urnas e escolheu livremente ‘Cabo Verde no caminho seguro’, como propôs o MpD [Movimento para a Democracia, maioria]. O povo cabo-verdiano apostou na continuidade do MpD para governar Cabo Verde, ciente de que, em contexto difícil marcado por secas severas e pela pandemia da covid-19, cumprimos o essencial do programa de governação 2016/2021 e reforçamos a confiança para um novo mandato que agora se inicia”, lê-se na moção de confiança apresentada pelo primeiro-ministro ao parlamento.

No documento, Ulisses Correia e Silva diz que a pandemia de covid-19 “exige uma concentração de esforços para continuar a proteger a saúde, o emprego, as empresas e as famílias”, mas também para “aliviar o país dos elevados encargos assumidos com o combate à covid-19”, através das medidas de proteção social e às empresas, “e com as consequências da quebra da atividade económica nas finanças públicas”.

“A proteção da saúde, do emprego, do rendimento e das empresas, a massificação da vacinação, a retoma e o lançamento da economia e o alívio da dívida externa são as principais prioridades de curto prazo”, aponta o primeiro-ministro, no texto da moção de confiança ao Governo, que tem aprovação garantida pela maioria de deputados do MpD.

O documento aponta como prioridades da legislatura que agora começa, além de “eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta”, também “garantir a saúde e a qualidade de vida aos cabo-verdianas” ou “investir em oportunidade para os jovens”, promover a coesão territorial, aumentar a resiliência e diversificar a economia, assim como “melhorar a segurança e a administração da Justiça”.

Garante ainda que “um pacote de medidas está a ser trabalhado para apoiar a retoma e o relançamento das empresas, particularmente as mais afetadas pelos efeitos da pandemia”.

“Um forte pacote social dirigido às famílias em situação de pobreza extrema e economicamente vulneráveis será implementado como prioridade, abarcando o alargamento do acesso ao rendimento, a cuidados, à educação, à formação, à inclusão produtiva, à saúde, à segurança social e à habitação condigna”, lê-se ainda no texto da moção.

Acrescenta que a saúde “ganha particular centralidade” nesta legislatura devido ao contexto da pandemia de covid-19, mas também “porque reforça a sua importância para o desenvolvimento sustentável do ponto de vista da qualidade de vida das pessoas e da economia”.

“A educação de excelência, a qualificação para a empregabilidade e o empreendedorismo dos jovens é uma aposta decisiva do Governo para reduzir de forma significativa o número de jovens fora da educação, do emprego ou da formação, dos atuais 58 mil para 20 mil até 2026”, refere-se ainda na moção.

Assume igualmente o objetivo de dar “centralidade à diáspora” cabo-verdiana do ponto de vista da atração de investimentos, competências e de capacidades, bem como para o “aumento da notoriedade de Cabo Verde no mundo”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights