Até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma eletrónica para reporte de resultados de autotestes SARS-CoV-2, que entrou em funcionamento no dia 20 de maio, no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais.
Os dados avançados à agência Lusa referem também que o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 (808 24 24 24) registou, desde o dia 05 de abril, 2.425 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo ou inconclusivo.
Para os SPMS, o autoreporte tem sido “uma mais-valia” no combate à pandemia, defendendo ser “fundamental a sua integração, cada vez maior, com as várias ferramentas do SNS”.
Exemplificam com o reporte de sintomas na plataforma “Autoreport & Trace COVID-19”, desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde e pelos SPMS, que já recebeu registos de mais de 1,3 milhões de utentes.
“Tem tido um contributo inestimável no controlo epidemiológico”, sublinham na resposta à agência Lusa.
Os autotestes à Covid-19 passaram a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, sendo a notificação dos seus resultados importante para monitorizar a atividade nacional de testagem, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Até à criação da plataforma, desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e INSA, o reporte pelos cidadãos de resultados positivos ou inconclusivos apenas era possível através do SNS24.
Desde que foi permitida a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, os distribuidores farmacêuticos já distribuíram mais de 500 mil autotestes.
LUSA/HN
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