Associações estão a ser contactadas para vacinar migrantes irregulares

23 de Junho 2021

O coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 revelou esta quarta-feira que já estão a ser contactadas associações para vacinar os migrantes irregulares e que os sem-abrigo já estão vacinados.

“Já estamos a contactar associações e a definir um plano para trazer os migrantes irregulares e com alguma desconfiança no contacto com as autoridades para que possam aceder à vacinação”, disse o vice-almirante Gouveia e Melo, que respondia aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido hoje de manhã.

Gouveia e Melo disse ainda que os sem-abrigo já tinham sido vacinados, igualmente num “processo atípico”.

Explicou que para acelerar o ritmo de vacinação encurtou de 60% para 40% a percentagem de população vacinada em cada faixa etária para poder abrir a vacinação na faixa etária imediatamente abaixo.

O coordenador da ‘task force’ foi ainda questionado sobre o impacto das férias dos profissionais no ritmo de agendamento da vacinação, tendo revelado que está a ser testada uma nova metodologia, chamada ‘casa aberta’ em que as pessoas das faixas etárias contempladas se podem apresentar para vacinação, primeiro na área de residência.

“É através destas soluções que estamos a pensar trabalhar a sazonalidade destes movimentos. Claro que se se deslocarem quatro milhões de pessoas para o Algarve, não vamos conseguir”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights