Comité de La Valletta avança com estratégia futura para aquisição conjunta de medicamentos

28 de Junho 2021

O Comité Técnico de La Valletta reuniu-se na quinta-feira para discutir a continuidade e o aprofundamento da cooperação e partilhar conhecimento na negociação e aquisição de medicamentos.

Os representantes dos países membros do Comité Técnico de La Valletta reuniram virtualmente no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

A décima reunião desta colaboração regional, que integra Itália (presidente), Portugal (vice-presidente), Espanha, Malta, Chipre, Grécia, Eslovénia, Croácia e Roménia, foi organizada pelo Infarmed para discutir a continuidade e o aprofundamento da cooperação e partilhar conhecimento na negociação e aquisição de medicamentos.

Na reunião, acordou-se criar um pequeno grupo para analisar opções de contratação conjunta, no âmbito dos países integrantes do Comité, que tenha em conta a experiência adquirida durante a pandemia e as melhores práticas dela resultantes. Esta análise visa propor um modelo futuro para negociação e aquisição conjunta de medicamentos em situações normais.

O objetivo de uma futura proposta neste domínio será facilitar e acelerar os processos de negociação e sustentabilidade neste tipo de aquisições de medicamentos.

Os participantes partilharam e debateram ainda as suas experiências relacionadas com diferentes medicamentos, nomeadamente de terapia avançada e, sobretudo, na área das doenças oncológicas.

O Infarmed aproveitou a reunião para apresentar os resultados obtidos sobre os objetivos assumidos pela presidência portuguesa. Foram apresentadas as Conclusões do Conselho, aprovadas na reunião EPSC, relativas ao Acesso a Medicamentos e Dispositivos Médicos, que estabelecem um conjunto de ações estratégicas para os Estados-membros e Comissão em matérias tão variadas como a disponibilidade, acessibilidade e sustentabilidade dos medicamentos e dispositivos médicos.

O Infarmed informou o grupo acerca do recente acordo sobre a proposta legislativa relativa à avaliação das tecnologias de saúde (HTA), que irá beneficiar o acesso dos doentes a medicamentos e dispositivos médicos, bem como simplificar os procedimentos de apresentação para os fabricantes dessas tecnologias de saúde, facilitando o trabalho conjunto sobre a avaliação das tecnologias da saúde.

O grupo La Valletta tem como objetivo melhorar o acesso a medicamentos e terapias novas e inovadoras, assim como apoiar a sustentabilidade dos sistemas nacionais de saúde, focando-se particularmente em medicamentos oncológicos, tratamentos para doenças autoimunes, medicamentos órfãos, biossimilares e produtos com um impacto orçamental substancial.

O Infarmed é responsável pela coordenação, até ao final de junho, de um conjunto de 20 reuniões de diversos comités e grupos de trabalho.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights