Vem aí o verão, e agora?

30 de Junho 2021

Inês Sousa Nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Vem aí o verão, e agora?

30/06/2021 | Hospital cruz vermelha

Como consequência do confinamento muitas pessoas aumentaram ou estão a aumentar o peso corporal, algumas já teriam excesso de peso ou obesidade e agravaram o seu índice e outras dentro da normalidade ganharam gordura corporal extra. Muitos são os fatores que sem dúvida contribuíram e continuam a contribuir para esta situação, são eles: sedentarismo, aumento / má escolha alimentar e ansiedade.

Deixo vos aqui alguns conselhos, sendo que no caso de obesidade, deve ser tratada de forma multidisciplinar com acompanhamento clinico regular.

  • Aumente ao máximo o consumo de vegetais sejam crus, cozidos, salteados, pelo menos 2 vezes por dia, eles devem ocupar metade do nosso prato do almoço e jantar e quando tal não é possível inclua-os entre as refeições principais como snack, exemplo: palitos de vegetais com molho de iogurte natural.
  • Aumente a hidratação, 1.5 l por dia é a recomendação geral, troque por vezes o café por chá, e tenha sempre uma garrafa consigo, é o melhor lembrete. Se gostar, pode aromatizar a água com hortelã, limão, pepino, etc.
  • Substitua bolachas, bolos, pão por frutas e frutos secos para os seus lanches.
  • Utilize mais vezes e mais quantidade de especiarias e ervas aromáticas nos seus cozinhados como o açafrão, a pimenta, os coentros, entre outros, pois para além do efeito anti-inflamatório e termogénico no organismo também promovem a saciedade.
  • Substitua o pão, o arroz e a massa pelas opções integrais, de forma a aumentar o aporte de fibra e a saciedade
  • Reduza o consumo de sumos e álcool e foque-se na água.
  • Aumento o seu gasto de energia ao longo do dia, ou seja, para além de ser importante praticar exercício físico moderado regular, min 30 minutos por dia, também é importante a atividade física diária leve, não esteja sentado mais que 30 min seguidos, opte por escadas em vez de elevador, faça mais trajetos a pé, etc.

Boas escolhas alimentares,

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights