Presidente da Câmara de Mira não concorda com algumas medidas

2 de Julho 2021

 O presidente do Município de Mira, Raul Almeida, diz não concordar com algumas medidas decretadas pelo Governo, no âmbito do combate à Covid-19, mas há “uma matriz” em vigor “a que temos de obedecer”.

O autarca comentava a situação quando, na manhã de hoje, foi questionado pelos jornalistas sobre o facto de o concelho de Mira, ter entrado no risco muito elevado de incidência de Covid-19 e sobre as medidas decretadas pelo Governo.

Esta é a “matriz a que temos de obedecer”, mas, no seu ponto de vista, não é “a mais correta”, sublinhou.

“Estamos na mesma matriz de avaliação que está Lisboa. Lisboa tem 500 mil habitantes e Mira tem 12 mil habitantes, portanto sofremos com essa matriz, mas são as regras que temos”, acrescentou Raul Almeida.

“Por outro lado, há outra medida com a qual não concordo que é a regra de ao fim de semana termos de fechar às 15:30. Temos aqui a praia que vai estar aberta a funcionar, mas temos os apoios de praia, os cafés, os restaurantes e tudo aquilo que dá apoio às pessoas que se deslocam aqui à praia. Se fechassem as 22:30 seria o mais lógico durante este fim de semana”, sustentou.

Relativamente ao cancelamento de reservas nos estabelecimentos hoteleiros locais, o autarca diz que “começa a existir cancelamento não só nas unidades hoteleiras, mas também na procura de casas e, é claro, isto tem impacto na nossa economia local”.

Apesar desta situação, o presidente da Câmara de Mira, no distrito de Coimbra, deixa uma palavra de apelo para que todos tenham todos os cuidados, pois o verão ainda está a começar e ainda “se vai a tempo de reverter a situação”.

O município vai reunir com Comissão de Proteção Civil para fazer a análise com as autoridades de saúde e refere que na próxima segunda-feira, vão ser estudadas “algumas medidas de apoio face a esta situação extraordinária”, concluiu Raul Almeida.

Mira integra a lista de concelhos de risco muito elevado e por isso está sujeito às seguintes regras: teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; permissão de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo); espetáculos culturais até às 22:30; ginásios sem aulas de grupo; casamentos e batizados com 25% da lotação; funcionamento de comércio a retalho alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados, e comércio a retalho não alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights