Concurso para obras em edifício do hospital da Guarda está para “muito breve”

9 de Julho 2021

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garantiu esta sexta-feira que está para “muito breve” a conclusão do projeto técnico e o lançamento do concurso para obras de remodelação do “pavilhão 5” do hospital.

“Ao nível da Fase 2 da remodelação do Parque de Saúde da Guarda, este Conselho de Administração está a ultimar o processo da remodelação do Edifício 5 – Departamento da Criança e da Mulher, estando para muito breve a conclusão do projeto técnico e a consequente apresentação da obra a concurso”, anunciou hoje João Barranca.

O edifício 5, onde funcionaram as urgências do Hospital Sousa Martins até à abertura do novo bloco, em 2014, também é conhecido localmente por “pavilhão 5”.

O presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda falava numa conferência de imprensa após ser conhecido o mapa de colocação de recém-especialistas que atribui sete vagas para recrutamentos de médicos para áreas hospitalares e três para Cuidados de Saúde Primários, situação que foi criticada pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

João Barranca leu um comunicado onde referiu que a instituição vai contratar 15 médicos, “nas próximas semanas”, para colmatar carências verificadas em diversas áreas e deu conta do trabalho desenvolvido pelo CA que está em funções há nove meses.

Entre outros projetos, falou das obras da denominada “Fase 2 da remodelação do Parque de Saúde da Guarda” e anunciou que, relativamente ao “Edifício 1”, “está em fase de execução o plano funcional para albergar as restantes especialidades médicas incluindo o futuro serviço de Oncologia, o Hospital de Dia, os Cuidados Paliativos, entre outros”.

“Porque sabemos da necessidade de qualidade dos serviços prestados e da comodidade dos mesmos serem realizados o mais perto possível da área de residência, vamos criar brevemente o Serviço de Oncologia, tendo já a equipa constituída e as parcerias multidisciplinares estabelecidas com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, adiantou.

Segundo o presidente do CA da ULS da Guarda, o Serviço de Saúde Pública “está, também, a ser renovado e aumentado”, dotando-o “de mais e melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho”.

“No que respeita às obras, tão escrutinadas na opinião pública, gostaria de sublinhar o desenvolvimento do processo da obra de remodelação do Laboratório de Saúde Pública, onde está a ser considerado o aumento e renovação das instalações, dotando este laboratório de condições para se tornar ainda mais especializado e destacando-o ainda mais a nível regional e nacional”, disse.

“Ao nível hospitalar, e com a experiência da pandemia, temos praticamente pronta a remodelação do Serviço de Cuidados Intensivos, onde passamos a contar com quartos de isolamento permitindo no mesmo serviço receber doentes com infeção Covid-19 ou outras infeções que necessitem de isolamento e outros doentes”, declarou.

Em relação a instalações de Cuidados de Saúde Primários, João Barranca disse que a instituição tem já preparado “o projeto de uma obra muito querida e essencial para a população de Seia que é a remodelação integral do CS [Centro de Saúde] de Seia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights