O Centro de Excelência contará com “cerca de 400 colaboradores especializados e integrará todas as capacidades necessárias para o desenvolvimento e produção de vacinas de mRNA, com equipas dedicadas às áreas de I&D, digital e QFC (química, fabrico e controlo), nas fábricas de Cambridge (Massachusetts, EUA) e Marcy-L’Étoile, perto de Lyon (França)”, lê-se no comunicado de imprensa da Sanofi.
Segundo Jean-François Toussaint, diretor global de Investigação e Desenvolvimento da Sanofi Pasteur, as “tecnologias de mRNA têm demonstrado o seu potencial, durante a pandemia da COVID-19, para produzir vacinas a velocidades sem precedentes. No entanto, melhorias na termoestabilidade e tolerabilidade serão fundamentais para desbloquear a aplicação da tecnologia de mRNA na vacinação de rotina, contra um conjunto mais amplo de doenças infeciosas e em todas as idades. O Centro de Excelência para Vacinas de mRNA da Sanofi pretende ser um dos primeiros a escrever este novo capítulo de inovação em vacinologia”.
“Este novo investimento maciço posiciona-nos fortemente na corrida para desenvolver uma nova geração de vacinas, para doenças onde as tecnologias de mRNA podem fazer a diferença”, afirmou Thomas Triomphe, vice-presidente executivo e diretor global da Sanofi Pasteur. “Embora o mRNA não seja a solução para todas as doenças infeciosas, a sua aplicação na imunização de rotina pode ter um impacto significativo e satisfazer várias necessidades de saúde pública. O mRNA torna-se agora uma nova tecnologia crítica, no nosso portefólio abrangente de vacinas, que poderá ajudar a reinventar a proteção da saúde no futuro.”
O Centro de Excelência permitirá acelerar o portefólio de vacinas de mRNa, desenvolvido através da colaboração com a Translate Bio, estabelecida em 2018 e alargada em 2020.
A Sanofi está empenhada em desenvolver rapidamente uma plataforma competitiva de mRNA no setor e em colaborar com os seus parceiros e todas as partes interessadas relevantes, internas e externas, para atingir este objetivo.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments