Santuário recebe jovens para “imersão no voluntariado” em agosto

14 de Julho 2021

O Santuário de Fátima vai receber, em agosto, pelo quarto ano consecutivo, grupos de jovens que querem viver “uma experiência de imersão de voluntariado” na Cova da Iria, “com momentos de oração e serviço aos peregrinos”.

Os jovens, com idades entre os 18 e os 25 anos, vão estar em Fátima em dois turnos – 03 a 08 de agosto e 10 a 15 de agosto – e, acompanhados por elementos do Santuário, “vão integrar tarefas de acolhimento direto, mas também algumas lides de preparação para o acolhimento e outros trabalhos de cariz interno”, informou hoje a instituição.

Segundo a informação do Santuário, cada participante poderá participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha em diferentes espaços, na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos, “trabalhando no acolhimento dos peregrinos, no encontro com crianças, contacto com peregrinos mais frágeis, orientações e informação, apelos ao silêncio, visitas acompanhadas, colaboração nas tarefas do Departamento de Hospedagem, nas oficinas, entre outras”.

Para a irmã Sandra Bartolomeu, do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, citada na nota hoje divulgada pelo Santuário, cada semana conta com momentos de formação para as tarefas propostas, mas também momentos de reflexão sobre o sentido do voluntariado, “um mergulho na mensagem de Fátima e uma experiência íntima e pessoal daquilo que esta mensagem tem para oferecer, para ser possível conhecer-se em Deus”.

O denominado projeto SETE tem o seu nome ligado à sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, após o bispo de Leiria ter confiado à Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria. Terá ocorrido em 15 de junho de 1921, completam-se agora cem anos.

O projeto SETE, teve início em 2018, e já acolheu ao longo de três edições 124 jovens.

“À semelhança do que aconteceu em 2020, também vivemos este ano uma edição muito particular, pelas circunstâncias e para poder salvaguardar as condições de segurança”, indica a religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, numa referência às limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights