Câmara de Faro espera começar ano letivo sem amianto nas escolas

16 de Julho 2021

A Câmara de Faro espera que o ano letivo 2021/2022 comece sem amianto nas escolas do concelho, com a conclusão, em setembro, da empreitada destinada a retirar esse material contaminante de quatro estabelecimentos de ensino, estimou a autarquia.

A empreitada vai remover o amianto da Escola Básica (EB) 2,3 Afonso III, da EB 2,3 Dr. Neves Júnior, da EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães e da EB/Jardim de Infância do Montenegro, está orçada em cerca de 682.000 euros e conta com financiamento comunitário através do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, indicou o município algarvio.

“Estas intervenções, com prazo de execução de 120 dias e que deverão estar concluídas antes da abertura do próximo ano letivo, vão permitir que todas as escolas do concelho fiquem livres de amianto, isto depois de, em 2014, o município já ter realizado o mesmo tipo de procedimento nos estabelecimentos de ensino que compunham então a sua rede”, considerou a Câmara de Faro num comunicado.

A mesma fonte observou que “o plano aprovado pela Autoridade para as Condições do Trabalho” calendariza a primeira intervenção, já em curso, entre 09 e 23 de julho na EB Afonso III, “seguindo-se a EB Dr. Neves Júnior, de 26 de julho a 03 de agosto, a EB do Montenegro, de 09 a 18 de agosto, e a EB Dr. Joaquim Magalhães, de 06 a 17 de setembro”.

“Nesta última serão feitos todos os esforços para concluir a intervenção antes do início do ano letivo”, assegurou o município, quantificado o custo da empreitada, adjudicada a José Quintino, Lda. em 682.845,64 euros.

O objetivo dos trabalhos é fazer a “remoção de revestimento de cobertura constituído por placas e acessórios de fibrocimento com amianto e outros materiais” que possam ficar “disfuncionais” durante a execução da empreitada, segundo a informação divulgada pela Câmara algarvia.

“A intervenção contempla ainda a posterior colocação de novo revestimento de cobertura constituído por painéis em chapa de aço zincado e lacado em ambas as faces, separados por poliuretano, bem como a impermeabilização de caleiras, algerozes, juntos de dilatação, funis de tubos de queda e outros caminhos de águas pluviais adjacentes aos planos de cobertura intervencionados, com tela líquida reforçada com malha de fibra de vidro”, assinalou.

A autarquia apelou ainda à “compreensão” dos munícipes e ao cumprimento das “indicações nas imediações de cada local” perante os “transtornos e constrangimentos” que as obras possam provocar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights