Próstata: Hiperplasia Benigna da Próstata vs Cancro

20 de Julho 2021

Tiago Rodrigues Urologia Hospital Particular do Algarve, Joaquim Chaves Saúde

A próstata é uma glândula anexa do aparelho genito-urinário masculino que é fonte de muita preocupação nos homens com mais de 50 anos. Esta preocupação é legítima, pois o cancro da próstata constitui a neoplasia mais frequente no homem e a terceira causa de morte oncológica na Europa. No entanto é importante perceber que há dois conceitos fundamentais que todos deveríamos saber:

  1. Há muitas outras doenças que afetam a próstata, e habitualmente mais sintomáticas;
  2. O cancro da próstata é uma doença silenciosa e sem sintomas até muito tarde na sua evolução.

Importa, por isso, começar por dizer que podemos dividir a próstata, sob um ponto de vista didático, em duas zonas: uma periférica e outra central. Na zona periférica, ou exterior, originam-se a grande maioria dos cancros da próstata. Já a zona central ou interior é responsável pelo célebre “crescimento da próstata”.

Os sintomas que habitualmente são atribuídos à próstata são originados pela obstrução à saída da urina da bexiga. Sintomas como jacto fraco, esvaziamento incompleto ou em dois tempos, idas constantes à casa de banho, levantar durante a noite e uma pressão na zona da bexiga devem-se, quase sempre, a uma dificuldade à saída da urina provocada pelo crescimento da próstata para dentro, tapando a uretra. Este crescimento é benigno e deve-se a uma doença chamada HBP – Hiperplasia Benigna da Próstata.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma patologia benigna que no mundo ocidental nunca terá um desfecho fatal. Contudo, trata-se de umas das patologias com maior impacto na qualidade de vida do homem, sendo origem de problemas, dores e mal-estar constantes. É por isso que nunca deve ser negligenciada e que devem ser sempre feitos todos os esforços para o correto diagnóstico e tratamento. O doente deve procurar auxílio médico quando começa a sentir os sintomas e o tratamento terá sempre como grande objetivo eliminar ou diminuir abruptamente as queixas. Os tratamentos devem ser escolhidos consoante a gravidade da doença e habitualmente seguem uma progressão que vai desde a alteração dos hábitos diários, depois pela medicação e finalmente pela cirurgia.

O Cancro da Próstata começa por ser um pequeno nódulo, de apenas alguns milímetros de diâmetro, localizado na zona mais exterior da próstata. Para poder originar sintomas urinários teria que crescer por toda a zona interior até chegar à uretra e comprimi-la. Estaríamos a falar de um grande nódulo, com muitos anos de evolução e de uma doença que provavelmente já estaria espalhada para os ossos. Estaríamos a falar de uma doença que teria ultrapassado a fase de cura! É por isso fundamental detetá-lo antes de originar sintomas, fazendo uma medicina preventiva, através da análise no sangue PSA (antigénio específico da próstata).

E esta é a grande mensagem; se o receio é ter cancro da próstata não se pode esperar pelos sintomas, temos que ser proactivos. Por outro lado, os sintomas urinários têm um grande impacto e não é por não serem cancro que não devem ser tratados e resolvidos permitindo restituir a qualidade de vida aos doentes!

tr@tiagorodriguesurologia.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights