PCP preocupado com unidades de cuidados de saúde primários de Coimbra

20 de Julho 2021

O PCP mostrou-se esta terça-feira preocupado com alegados problemas de funcionamento verificados em unidades de cuidados de saúde primários do distrito de Coimbra, que são ainda mais necessários resolver atendendo ao momento atual da pandemia de Covid-19.

Deputados do PCP questionaram o Governo sobre a redução de horário das Unidades de Saúde Familiar (USF) pertencentes ao Centro de Saúde Norton de Matos (Coimbra), as “dificuldades no regular funcionamento da extensão de saúde de Cernache” e a “falta de trabalhadores da saúde” do Centro de Saúde de Penacova.

“Como o PCP tem vindo a reivindicar, os cuidados de saúde primários constituem a primeira linha de acesso ao Serviço Nacional de Saúde e a primeira garantia no que diz respeito ao direito à saúde”, sublinham, acrescentando que, “para o PCP, no momento atual do combate ao surto epidémico, ainda é mais necessário garantir e assegurar o funcionamento” dos centros de saúde e das suas extensões.

Num dos requerimentos que apresentaram na Assembleia da República, os deputados referem que, nas três USF pertencentes ao Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra, “o horário de encerramento previsto para as 20:00 foi antecipado para as 18:00”.

“Na USF Norton de Matos, que funciona com esta redução de horário desde janeiro, faltam dois assistentes administrativos e uma enfermeira. Na USF Pulsar, que passou a reduzir o horário desde junho, falta um médico. Na USF Briosa, que reduziu o horário já em outubro de 2020, falta um assistente administrativo”, referem.

Noutro requerimento, os deputados lamentam a “falta de trabalhadores da saúde, principalmente assistentes operacionais (auxiliares da saúde)”, no Centro de Saúde de Penacova.

“De acordo com informações que chegaram a este grupo parlamentar, das sete auxiliares de saúde, só três estarão ao serviço, tendo uma sido transferida para outro centro de saúde, duas estarão doentes e uma foi reformada. Tal situação leva a uma grande pressão e excesso de trabalho, provocando a exaustão destas trabalhadoras”, acrescentam.

No seu entender, “a requisição de duas trabalhadoras desempregadas através do fundo de desemprego ao abrigo de CEI (Contrato de Emprego-Inserção) e o aumento de uma hora da empresa prestadora de serviços não são soluções para o problema que está colocado”.

Os deputados do PCP apresentaram ainda um requerimento sobre a extensão de saúde de Cernache, em Coimbra, uma unidade de cuidados de saúde primários que dá resposta a cerca de 4.000 utentes das freguesias de Cernache e Antanhol e que é uma extensão da USF Rainha Santa Isabel.

“A extensão de saúde de Cernache encontrou-se encerrada de 05 a 16 de julho em razão do devido gozo de férias de um administrativo. Em anteriores situações semelhantes, a USF Rainha Santa Isabel providenciava o preenchimento do pessoal necessário ao regular funcionamento desta unidade”, explicam.

Segundo os deputados, a USF Rainha Santa Isabel encontra-se, neste momento, com horário reduzido, encerrando às 17:00, uma situação que “tem levado a um profundo mal-estar da população, que se vê confrontada com enormes constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights