Projetos Asthmeter e Puure vencem primeiro Asthma Hack Innovation em Portugal

21 de Julho 2021

As ideias Asthmeter e Puure conquistaram, no passado dia 7, o júri do Asthma Hack Innovation, uma iniciativa que teve como objetivo a procura de soluções diferenciadoras para transformar o panorama da asma grave em Portugal.

Com o mote “Solução integrada para o controlo da asma”, de acordo com os seis elementos do grupo, Asthmeter é uma solução para as dificuldades do doente – reconhecimento dos sintomas, dúvidas ou técnica inalatória – e do médico – vigilância dos sintomas, monitorização da adesão e plano de ação.

Já o projeto Puure, com o mote “O controlo diário da asma”, mediará a relação doente-médico e será uma fonte de notificações preventivas, permitindo a autoavaliação frequente de como o doente se sente naquele dia. Este projeto foi desenvolvido por um grupo constituído por quatro elementos.

“Gostaria de felicitar os vencedores e de agradecer a todas as equipas que, durante 3 semanas, se empenharam para disponibilizarmos aos doentes com asma grave uma solução inovadora. Sem dúvida, esta iniciativa permitiu-nos perceber melhor todo o potencial que existe no desenvolvimento de novas soluções com impacto positivo na qualidade de vida destes doentes. Por fim, agradecer a parceria da Nova IMS, agradecer ao júri que, pela qualidade das equipas e das suas propostas, teve a difícil tarefa de avaliar e de eleger os projetos vencedores, assim como a todas as entidades mentoras que se disponibilizam a apoiar o projeto e as propostas a concurso”, afirmou Francisco del Val, Country Lead Sanofi Portugal, citado no comunicado de imprensa.

O Asthma Hack Innovation, uma iniciativa da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e da Sanofi Genzyme, visou a procura de soluções diferenciadoras para transformar o panorama da asma grave em Portugal.

Os projetos a concurso foram desenvolvidos com o apoio de mentores, que, ao longo das três semanas, se dedicaram a orientar as equipas com a sua experiência e conhecimento científico. A Associação Portuguesa dos Asmáticos (APA), a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), a Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) ajudaram a dar vida a esta iniciativa.

A concurso estiveram seis equipas, tendo os seus líderes sido desafiados a apresentar o projeto num pitch de cinco minutos. No evento de encerramento – Solutions Day Summit -, no dia 7 de julho, o júri, constituído por Carlos Robalo Cordeiro, presidente da European Respiratory Society e diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, Helena Canhão, coordenadora do Comprehensive Health Research Center, Universidade Nova de Lisboa, Madalena Beirão, empreendedora, e Patrícia Calado, vogal da direção da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, anunciou os vencedores.

Saiba mais aqui e veja o evento no Youtube.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights