Bruxelas aprova apoio de 275 mil euros para setor da cana-de-açúcar na Madeira

29 de Julho 2021

A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira uma ajuda estatal portuguesa de 275 mil euros para apoiar o setor da transformação de cana-de-açúcar na Madeira, devido ao impacto económico da pandemia de Covid-19 naquelas empresas, anunciou Bruxelas.

Em comunicado, o executivo comunitário indica que “aprovou um regime português de apoio às empresas ativas no setor da transformação de cana-de-açúcar na Madeira, no contexto do surto de coronavírus”.

“A medida visa mitigar a falta de liquidez que os beneficiários enfrentam e resolver parte das perdas sofridas devido ao surto de coronavírus e às medidas restritivas em vigor para limitar a propagação do vírus”, acrescenta a instituição.

Num total de 275 mil euros em forma de subvenções diretas, este apoio foi aprovado por Bruxelas ao abrigo do Quadro Temporário de Auxílios Estatais, criado devido à pandemia de Covid-19 e referente a apoios normalmente vedados pelas apertadas regras de concorrência comunitárias.

Adotado em meados de março de 2020, o enquadramento europeu temporário para os auxílios estatais alarga os apoios que os Estados-membros podem prestar às suas economias em altura de crise gerada pela pandemia, em que muitas empresas enfrentam graves problemas de liquidez.

“A Comissão verificou que o regime português está em conformidade com as condições do quadro temporário”, justifica Bruxelas na informação hoje publicada, precisando que são respeitados os limites por beneficiário e o prazo para concessão da ajuda (até dezembro deste ano).

Bruxelas diz ainda que a ajuda estatal portuguesa “é necessária, adequada e proporcional para sanar uma perturbação grave da economia de um Estado-membro”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diagnóstico e tratamento da demência em destaque no Hospital CUF Porto

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento de queixas cognitivas e demência, a Unidade da Memória e a Unidade da Família do Hospital CUF Porto, em conjunto com a CUF Academic Center, realizam o Curso em Queixas Cognitivas e Demência, nos dias 11 e 12 de julho, no Hospital CUF Porto.

Monitorização da Oferta Alimentar em Meio Escolar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE) publicaram os resultados da segunda avaliação à implementação do Despacho n.º 8127/2021, de 17 de agosto, que regula a oferta alimentar nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública.

MAIS LIDAS

Share This