Washington obriga uso de máscara aos residentes estejam ou não vacinados

30 de Julho 2021

A capital dos Estados Unidos da América (EUA), Washington, vai obrigar o uso de máscara para todos residentes, independentemente de estarem ou não vacinados contra a Covid-19, anunciou na quinta-feira a presidente da Câmara, Muriel Bowser.

“Eu sei que os residentes de D.C. [District of Colúmbia] têm seguido de perto as diretrizes de saúde pública e vão concordar com isto. Vamos continuar a fazer o que for preciso para manter D.C. segura”, adiantou Bowser.

A presidente da Câmara de Washington anunciou que as novas regras entram em vigor no sábado e são aplicadas a todos com mais de dois anos.

A mudança já era esperada devido aos números de infeção locais e às novas recomendações do Centro de Controlo de Doenças (CDC), que incentiva as pessoas vacinadas a usarem máscaras em espaços fechados, em zonas classificadas como possuindo níveis de “transmissão comunitária substancial”, como Washington.

O estado emergência da cidade terminou esta semana, mas ainda permanece em vigor o geral dos EUA.

Muriel Bowser realçou que a única exceção às novas regras é quando as pessoas estão “a comer e a beber”.

A diretora do Departamento de Saúde de D.C., LaQuandra Nesbitt, acrescentou que haverá um novo impulso de vacinação, porque as vacinas “continuam a prevenir doenças graves, hospitalização e morte”.

Na terça-feira, as autoridades de saúde dos EUA recomendaram o uso de máscaras para os norte-americanos já vacinados em espaços fechados em zonas de alto risco, devido ao aumento de infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

“Em áreas onde a transmissão [de Covid-19] é alta, o CDC [Centro de Prevenção e Controlo de Doenças] recomenda que as pessoas totalmente vacinadas usem máscaras em locais públicos fechados”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, adiantando que a variante Delta fez com que a medida fosse necessária.

De acordo com os dados do CDC, o número de infeções está a aumentar drasticamente em grande parte do Sul dos EUA, mas menos no Nordeste, que é a área do país com mais vacinados.

Se a vacinação permanecer eficaz contra a variante Delta, as novas informações “indicam que, em raras ocasiões, as pessoas vacinadas […] podem ser contagiosas e transmitir o vírus a outras”, ressalvou Rochelle Walensky.

“Estas novas descobertas são preocupantes e, infelizmente, justificam uma atualização da nossa recomendação”, acrescentou.

Para conter a disseminação da variante Delta, o CDC vai recomendar também que as escolas solicitem o uso de máscara aos professores, alunos ou visitantes, estejam ou não vacinados.

Cerca de 90% dos novos casos de infeção nos EUA advêm da variante Delta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This