Açores não consideram para já prioritária vacinação entre 12 e 15 anos

4 de Agosto 2021

Os Açores não vão dar prioridade, para já, à vacinação contra a Covid-19 das crianças entre os 12 e os 15 anos, disse esta quarta-feira o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.

“Esse é um assunto que, para nós, neste momento, não é prioritário, porque a nossa prioridade e o nosso investimento é vacinar 70% da população”, justificou o governante.

Em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Clélio Meneses sublinhou que o Serviço Regional de Saúde (SRS) está a trabalhar para que, “durante o mês de agosto, toda a região possa atingir os 70% de vacinados, de forma completa”.

A Direção Geral da Saúde (DGS) determinou, na sexta-feira, que deve ser dada a possibilidade de vacinação a todas as crianças entre os 12 e os 15 anos, por indicação médica e de acordo com a disponibilidade de vacinas, sendo prioritárias as que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade e insuficiência renal crónica, entre outras.

Clélio Meneses lembrou que a região está a dar prioridade, neste momento, à vacinação dos estudantes do ensino superior, tal como ficou determinado por resolução aprovada no parlamento açoriano, por iniciativa do CDS, um dos partidos que formam o Governo de coligação nos Açores, juntamente com PSD e CDS-PP.

“É importante também que os jovens do ensino superior sejam vacinados agora, porque em setembro vão recomeçar ou iniciar o seu percurso formativo”, explicou o governante, acrescentando que “é isso” que o SRS está apostado em concretizar.

O secretário regional da Saúde recordou que, atualmente, ainda se levantam dúvidas quanto à “segurança técnica e científica” da vacinação nas crianças entre os 12 e os 15 anos, o que, no seu entender, justifica que se faça, entretanto, um compasso de espera neste processo.

“Obviamente que há entendimentos científicos da validade desta vacinação e tudo isto está a ser ponderado”, advertiu o governante, acrescentando que mesmo que a região quisesse iniciar a vacinação entre as crianças daquela faixa etária não teria capacidade para fazê-lo de forma imediata.

Na sua opinião, não faria sentido “decidir algo que não tem uma exequibilidade imediata”, uma vez que os Açores estão ainda a vacinar açorianos de faixas etárias mais elevadas: “Há pessoas com 30 e 40 anos que ainda não foram vacinadas”.

O titular da pasta da Saúde no arquipélago recordou que, das nove ilhas dos Açores, sete já têm “praticamente assegurada” a imunização de grupo de 70%, como prevê o Plano Regional de Vacinação, recordando que a região “está a trabalhar de forma intensa” para as que nas ilhas de São Miguel e da Terceira “isso também seja alcançado”.

Os Açores têm, nesta altura, cerca de 60% de população com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19 e 56% com a vacinação completa.

A região registou nas últimas 24 horas 67 novos casos de Covid-19 e 48 recuperações, tendo atualmente 534 casos ativos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados no arquipélago 7.809 casos, recuperaram da doença 7.083 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 65 apresentaram prova de cura anterior.

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.231 mortos em todo o mundo, entre mais de 199,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights