Detetados primeiros casos da variante Delta na Faixa de Gaza

23 de Agosto 2021

 O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza divulgou esta segunda-feira que os primeiros casos da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 foram detetados naquele território, o que explica o rápido aumento de novos contágios verificado no enclave palestiniano.

Os números mais atuais apontam que o território, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas e controlado pelo movimento islamita Hamas desde 2007, está a registar mais de 600 novos casos diários da doença Covid-19.

A subida de contágios começou há 10 dias e no domingo foram diagnosticados 663 novos casos, o número mais alto desde o início de maio.

Em julho, a média diária de novas infeções rondava os 100.

Nos últimos dias, o território palestiniano, sob bloqueio israelita há mais de uma década, tem registado taxas de positividade acima dos 25%.

Perante a rápida progressão de casos associados à variante Delta, identificada como mais transmissível e mais resistente, as autoridades sanitárias da Faixa de Gaza decidiram avançar com várias medidas.

O porta-voz do Ministério da Saúde local, Ashraf al Qedra, anunciou hoje que as visitas a doentes nos hospitais passam a estar proibidas, salvo casos de caráter excecional, e que todos os funcionários de ministérios e de agências governamentais serão obrigados a tomar a vacina contra a Covid-19.

O mesmo representante instou a população de Gaza a aderir à vacina anti-covid-19, anunciando o início de uma campanha de incentivo à vacinação, vocacionada especialmente para os idosos.

Atualmente, a Faixa de Gaza contabiliza mais de 5.300 casos ativos da doença covid-19 e conta apenas com 135.000 pessoas vacinadas.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.430.846 mortes em todo o mundo, entre mais de 211,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights