‘Big 5’ perderam 2,5 mil milhões de euros em receita nos jogos de futebol

24 de Agosto 2021

Os clubes dos cinco principais campeonatos europeus de futebol perderam 2,5 mil milhões de euros em receitas nos jogos, devido à ausência de público por causa da pandemia de Covid-19, segundo um estudo da KPMG.

De acordo com o estudo da consultora, desde a suspensão das competições, em março de 2020, e a retoma à porta fechada, o número de jogos com público em Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França foi reduzido em 27%.

A pandemia levou a “uma quebra significativa, de cerca de 500 milhões de euros acumulados nas receitas em dia de jogo [bilheteira, patrocínios, ‘merchandising’ e restauração], a 1,9 mil milhões de euros”, segundo a mesma fonte.

O impacto foi mais notório na Alemanha, cujo campeonato detém a mais alta média de espetadores [42 mil], com perdas calculadas em cerca de 157 milhões de euros (ME) por cada um dos 18 emblemas, enquanto em França as quebras de receita foram três vezes menores, aproximadamente 48 ME por clube.

Com o desenrolar da época 2020/21 praticamente disputada totalmente à porta fechada nos cinco países, a consultora calcula, então, as perdas acumuladas “em mais de dois mil milhões de euros” neste exercício.

A KPMG admite que a reabertura dos estádios aos espetadores permita apenas uma recuperação parcial destas perdas, atendendo a que, por exemplo, Espanha autoriza 40% da capacidade dos recintos e Itália 50%, enquanto em Inglaterra as lotações podem ser preenchidas totalmente.

A consultora realçou ainda que outras medidas de proteção sanitária, como a proibição de venda de bebidas e alimentos em Espanha, vai manter os impactos negativos nas contas dos clubes.

Em janeiro de 2021, a diretora-executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Sónia Carneiro, estimou um impacto de 276 milhões de euros nas receitas dos clubes profissionais, até essa altura, aproximadamente meio da época de 2020/21.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights