Portugal com dois concelhos com nível máximo de incidência

10 de Setembro 2021

Portugal tem hoje dois concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos quatro do que na última sexta-feira.

Montalegre (1.036) e Albufeira (997) são os concelhos que apresentam maior incidência de infeções a 14 dias pelo coronavírus da Covid-19, encontrando-se no nível máximo de incidência tal como na semana passada.

Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 220 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (menos 11).

Destes 220 concelhos, 14 registam incidência cumulativa a 14 dias entre os 480 e os 959,9 casos entre 26 de agosto e 01 de setembro, menos 13 em relação à semana anterior (27).

Os dados da DGS indicam ainda que, nos últimos 14 dias, 73 concelhos ultrapassaram os 240 casos de infeção por 100 mil habitantes, menos 19 do que na sexta-feira anterior (92).

Sem qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias estão agora nove concelhos: Avis, Calheta (Açores), Freixo de Espada à Cinta, Lajes das Flores, Mora, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Tabuaço e Vila do Porto.

No final do mês de julho, o Conselho de Ministros definiu que o nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de Covid-19 passaria a fixar-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias em vez dos anteriores 240, decidindo também que deixaria de haver medidas diferenciadas por concelhos.

A Direção-Geral da Saúde continua, por sua vez, a divulgar dados por concelhos com referência à incidência cumulativa que “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.602.565 mortes em todo o mundo, entre mais de 22,606 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.836 pessoas e foram contabilizados 1.052.127 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights