Portugal é o líder mundial na taxa de população com vacinação completa

15 de Setembro 2021

Portugal é hoje o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.

O país superou nos últimos dias Malta e regista 81,54% de população com a vacinação completa contra a infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, enquanto Malta tem 80,95% da população totalmente imunizada face à Covid-19. Em terceiro lugar no ‘ranking’ mundial surgem os Emirados Árabes Unidos, com 78,80%.

No entanto, se forem incluídos os dados da população com o processo de imunização ainda incompleto, Portugal cai para o segundo posto a nível mundial, com 5,40% da população ainda por completar a vacinação, elevando o total de cobertura vacinal (primeiras e segundas doses) para 86,94%.

Em primeiro lugar ficam os Emirados Árabes Unidos, que, a somar aos 78,80% de população totalmente protegida em relação à Covid-19, têm ainda 11,09% dos seus habitantes com o processo de vacinação incompleto, o que perfaz um total de cobertura vacinal de 89,89%. Malta é neste registo o terceiro país a nível mundial, com um total de população com primeira e segundas doses de 81,11%.

Segundo o relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, já concluiu o processo de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 85%, mais de 8,8 milhões, já tem a primeira dose da vacina.

A ‘task force’ que coordena a logística da vacinação estima atingir na última semana deste mês a meta de 85% da população portuguesa com a vacinação completa.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.872 pessoas e foram contabilizados 1.057.100 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

GHTM do IHMT NOVA atinge excelência na avaliação da FCT

A unidade GHTM do IHMT NOVA foi classificada como “Excelente” pela FCT na avaliação nacional de I&D 2023-2024, destacando-se pelo impacto internacional, formação em saúde global e contributo para sistemas de saúde resilientes.

Um desafio onde todos ganhamos

Ricardo Correia de Matos
Professor convidado | Políticas Públicas E Gestão Em Saúde; Tesoureiro da Ordem dos Enfermeiros.

Eutanásia: Avanços e recuos no parlamento desde 2016

A lei que regula as condições nas quais a morte medicamente assistida não é punível voltou a ‘esbarrar’ no Tribunal Constitucional (TC), apesar de os juízes do Palácio Ratton reiterarem que a maioria do diploma cumpre a lei fundamental.

Nuno Sousa Pereira: “Mestrado Executivo responde às necessidades do setor da saúde”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Nuno Sousa Pereira, Diretor do Mestrado Executivo em Administração Hospitalar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explica como o novo programa pretende formar líderes preparados para responder aos desafios crescentes do setor da saúde, destacando a aposta numa formação híbrida, prática e alinhada com as exigências do mercado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights