Assassínio provocado por pedido para uso de máscara abala a Alemanha

21 de Setembro 2021

O assassínio do funcionário de uma bomba de combustíveis, morto a tiro por um cliente que recusava usar máscara, causou comoção esta terça-feira na Alemanha.

O suspeito, um homem de 49 anos originário da cidade de Idar-Oberstein (oeste), está atualmente em prisão preventiva e disse à polícia que não respeita as medidas ou restrições de saúde destinadas a combater a epidemia de coronavírus.

O candidato social-democrata à chancelaria alemã, Olaf Scholz, declarou, na rede social Twitter, estar “muito chocado que alguém tenha sido morto porque queria proteger a si e aos outros”.

“Como sociedade, devemos opor-nos resolutamente ao ódio. O autor do crime deve ser punido severamente”, acrescentou o favorito nas pesquisas de opinião de voto à sucessão da chanceler alemã, Angela Merkel.

“Estou chocada com o terrível assassínio de um jovem que apenas pediu para a pessoa seguir as regras em vigor, ter cuidado e solidariedade”, avaliou, por sua vez, a candidata ambientalista à chancelaria, Annalena Baerbock.

Originária desta região da Renânia-Palatinado, que faz fronteira com a França, a ministra da Agricultura, Julia Klöckner, do partido conservador CDU [de Merkel], descreveu o assassínio como “chocante”.

O caso ocorreu no sábado, quando um funcionário de uma bomba de gasolina, um estudante de 20 anos, recusou-se a atender um cliente que queria comprar uma grade de cervejas, porque este não usava máscara.

O homem de 49 anos saiu, muito enervado, deixando as cervejas para trás, mas voltou depois, desta vez a usar uma máscara, mas tirou-a ao dirigir-se ao funcionário. Depois de receber novamente a ordem para usar a máscara corretamente, o cliente tirou uma arma do bolso e atirou no estudante, que morreu instantaneamente, segundo a polícia.

O procurador Kai Fuhrmann disse, na segunda-feira, que o autor dos tiros se apresentou na esquadra local no domingo. À polícia, declarou que se sentiu “encurralado” pelas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, considerando uma “violação crescente dos seus direitos” e que não viu “nenhuma outra saída”.

Os investigadores revistaram o apartamento do homem, onde encontraram a arma do crime, bem como outras armas de fogo e munições. Desde sábado, vários moradores colocaram flores e velas diante da bomba de gasolina.

O grupo intitulado “Pensadores Livres (Querdenker)”, um movimento radicalmente oposto às medidas de combate ao SARS-CoV-2 na Alemanha, celebraram pela internet o ataque mortal.

“O ódio e o assédio dessas pessoas incorrigíveis dividem a nossa comunidade e matam pessoas. Eles não têm lugar na nossa sociedade”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas.

No entanto, a polícia não informou se o autor da morte do funcionário da bomba de gasolina era integrante desse movimento.

Desde o início da pandemia, o grupo tem organizado manifestações regulares em toda a Alemanha que reuniram dezenas de milhares de pessoas, várias das quais degeneraram em violência.

Os serviços de informação da Alemanha anunciaram em abril que estavam a colocar membros do Querdenker sob vigilância, suspeitando que tivessem ligações com o extremismo de direita.

Este tipo de grupos reúnem integrantes da extrema-esquerda, seguidores de teorias da conspiração, grupos anti-vacina, bem como partidários da extrema-direita.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights