ONU disponibiliza 38,5 milhões de euros para apoiar sistema de saúde no Afeganistão

22 de Setembro 2021

A ONU vai disponibilizar 45 milhões de dólares (38,5 milhões de euros) em ajuda emergencial para apoiar o sistema de saúde no Afeganistão, disse hoje Martin Griffiths, secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Humanitários.

“Remédios, suprimentos médicos e gasolina estão a acabar no Afeganistão. A cadeia de frio está comprometida [nos hospitais]. Os trabalhadores da saúde essenciais não estão a ser pagos”, disse Griffiths num comunicado.

Os recursos libertados hoje vão para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e devem possibilitar, por meio de organizações não-governamentais (ONG) nacionais e internacionais, o funcionamento de centros de saúde e inclusive hospitais onde estão a ser atendidos pacientes com Covid-19, segundo Griffiths.

O responsável da ONU esteve recentemente no Afeganistão e manteve conversações com funcionários do Governo talibã.

“Permitir que o sistema de saúde afegão entre em colapso teria consequências desastrosas”, disse o secretário-geral adjunto da ONU.

O Afeganistão enfrenta uma grave crise humanitária devido a dezenas de milhares de pessoas deslocadas pela violência durante a tomada do poder pelos talibãs, que ocorreu em 15 de agosto, pela crise económica por falta de dinheiro, pela seca devastadora que o país enfrenta e pela pandemia do SARS-CoV-2.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights