Governo reforça fisioterapia e apoio psicológico nos lares de idosos

1 de Outubro 2021

A melhoria da capacidade de resposta no apoio psicológico e fisioterapia para trabalhadores e utentes é o principal objetivo do Plano Outono-Inverno para Lares de Idosos, apresentado esta sexta-feira em Almada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Hoje, o momento é de apresentação do programa `RECUPERA´, para os próximos seis meses, em que procuramos direcionar-nos a cerca de 130 mil pessoas, incluindo funcionários e as pessoas que vivem nos lares, para termos aqui uma resposta, do ponto de vista de apoio psicológico e também do ponto de vista de fisioterapia”, disse Ana Mendes Godinho na cerimónia realizada no Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, em Almada, no distrito de Setúbal.

“Temos aqui um programa ativo para recuperarmos todos, face à intensidade dos meses que vivemos, naturalmente, mantendo a guarda e os cuidados naturais que temos que ter, porque sabemos que é um vírus [que provoca a covid-19] que afeta particularmente as pessoas mais velhas”, sublinhou.

Ana Mendes Godinho lembrou que entra hoje em vigor a nova fase de confinamento, que vai permitir maior liberdade nas visitas aos lares de idosos, e reiterou a necessidade de se manter a guarda, pelo que os visitantes dos lares terão de apresentar “certificado digital ou teste [negativo]”.

Revelou também que vai ser retomado o programa de testagem preventiva dos funcionários, para procurar prevenir novos surtos de Covid-19.

“No último ano e meio foram realizados cerca de 430 mil testes aos trabalhadores dos lares, que terão evitado cerca de 900 surtos [de Covid-19]”, disse Ana Mendes Godinho.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, lembrou também que o Governo já tinha criado a medida extraordinária MAREESS (Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde) em abril de 2020, que permitiu o reforço dos recursos humanos nos lares e outras instituições, adiantando que esses trabalhadores poderão agora ser integrados nos quadros de pessoal de cada uma das instituições.

 “O que nós decidimos agora foi criar uma medida excecional para a conversão deste reforço de recursos humanos em contratos permanentes, para [esses trabalhadores] ficarem nas próprias instituições, dando um prémio de 5.200 euros [às instituições] para que esta conversão aconteça, para reforço, de uma forma permanente, dos quadros das instituições”, disse.

“Ficou evidente que é preciso e é esse o caminho. Acho que estamos todos alinhados nesta preocupação de reforço de recursos humanos, de recursos humanos qualificados e de valorização das pessoas que trabalham no setor social”, concluiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights