Movimento #Fora Bolsonaro volta a sair à rua em várias cidades portuguesas

2 de Outubro 2021

Várias manifestações vão ocorrer hoje em cidades portuguesas, como Lisboa, Porto e Braga, em apoio ao movimento brasileiro #ForaBolsonaro, que se mobiliza também hoje no Brasil e noutros países contra as políticas de Jair Bolsonaro, disseram as organizações dos eventos.

“O objetivo da nossa manifestação é apoiar o movimento #ForaBolsonaro no Brasil. Mesmo a viver fora do país, estamos muito indignados com o que está a acontecer no Brasil, nomeadamente com a má gestão da pandemia de covid-19 e agora com as denúncias de corrupção que estão a surgir” neste contexto, declarou à agência Lusa uma das organizadoras da manifestação de hoje em Braga, a jornalista Cristina Bighetti.

“Somos um grupo de brasileiros progressistas e de esquerda que vive em Braga e em Portugal. Decidimos juntar-nos para promover ações e apoiar os movimentos no Brasil” contra as políticas do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse a jornalista.

Em Braga, a manifestação contra as políticas de Jair Bolsonaro – organizada por vários coletivos de imigrantes brasileiros, como o coletivo Esquerda em Braga, coletivo Marielle e coletivo Anónimas – vai ocorrer na praça da República, diante do chafariz, às 18:00.

“Queremos manifestar-nos contra as privatizações e o marco temporal das terras indígenas [que define que os indígenas só podem manter as terras onde já estavam desde 5 de outubro de 1988], a luta contra o fascismo, entre outros pontos”, declarou à Lusa Nádia Almeida, uma das organizadoras da manifestação que vai decorrer hoje no Porto, no Centro Português de Fotografia, na Cordoaria, às 16:00.

“Vários coletivos estão na organização desta manifestação, incluindo o Comité de Luta Portugal, do qual sou integrante”, referindo ainda que vários coletivos e pessoas integram e organizam as inúmeras ações e manifestações que são organizadas no Porto, como o coletivo Estrela, nomeadamente com o apoio do Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Lisboa.

Em Lisboa, duas manifestações vão ocorrer durante o dia de hoje.

Um dos protestos irá decorrer na praça Luís de Camões, às 18:00, organizada pelo coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa, a Casa do Brasil de Lisboa, a Queer Tropical – Associação de Apoio à Comunidade LGBTQIA+ Brasileira em Portugal e a Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe e Pela Democracia.

A outra manifestação irá decorrer na praça D. Pedro IV, no Rossio, às 17:00, tendo como organizadores o coletivo Alvito, o coletivo Revolu, o Núcleo do PT Lisboa e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contando com participação de diversos partidos e organizações portuguesas.

Segundo o movimento brasileiro #ForaBolsonaro, estão confirmados 167 atos e manifestações em 160 cidades brasileiras e em 14 países.

Entre os países que vão decorrer protestos, para além de Portugal, estão Alemanha, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Porto Rico, Suíça, Dinamarca, Bélgica e Áustria.

Segundo o movimento #ForaBolsonaro, várias organizações políticas e entidades sociais estão unidas e comprometidas com a democracia e com o objetivo de estabelecer iniciativas conjuntas na defesa do Brasil e contra as políticas de Bolsonaro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights