Bragança vai distribuir pão solidário para a luta contra o cancro

13 de Outubro 2021

Uma padaria de Bragança juntou vários parceiros numa ação solidária que vai distribuir, no sábado, mil pães em troca de um euro cada que reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulgou esta quarta-feira a organização.

Quem passar na praça da Sé, na manhã de sábado, poderá receber um pão e contribuir com um euro, numa iniciativa que serve para celebrar o Dia Mundial do Pão e recolher donativos para a luta contra o cancro.

A iniciativa partiu da padaria Pão de Gimonde e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), à qual se juntaram também estudantes do ensino secundário, que vão ajudar a distribuir o pão nesta iniciativa solidária.

A padaria está a desenvolver projetos com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB para fomentar a colaboração entre a investigação e o tecido empresarial, e com a Escola Secundária Emídio Garcia, onde ensina os alunos do Curso Profissional de Saúde a fazer pão.

A empresa irá confecionar os pães em conjunto com os alunos da escola secundária, que vão preparar a massa na sexta-feira para ser cozida na madruga de sábado, como explicou a responsável pela padaria, Elisabete Ferreira.

A ideia é fazer mil pães que serão doados durante a manhã de sábado, na Praça da Sé, e os alunos vão estar envolvidos nesta distribuição e, em simultâneo, na recolha dos donativos.

Presente irá estar também uma nutricionista do IPB, que vai explicar a estes jovens e à comunidade em geral o valor nutricional do pão, bem como a importância de o incluir na alimentação diária.

A iniciativa conta ainda com a parceria da moagem Afonso Lopes, que vai fornecer gratuitamente a farinha.

A promotora garante que “o pão que vai ser distribuído é pão mais saudável e com maior teor de fibra” do que o que normalmente se encontra no mercado.

“Vamos fazer três tipos de pão diferentes: pão de trigo integral, pão de trigo e centeio integral e pão de trigo e beterraba”, revelou.

Este último, graças à beterraba, tem uma cor rosada, homenageando uma causa também muito importante como a do “outubro rosa”, mês da prevenção do cancro da mama.

Além da causa solidária, esta ação visa também sensibilizar para a importância deste alimento, lembrando que a FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, “recomenda que o consumo anual de pão seja de cerca de 100 quilos/ano para adultos, e de 75 quilos/ano para as crianças”.

“Infelizmente, os valores são de cerca de 25 a 30 quilos por ano, o que nos preocupa a todos os que trabalham na fileira no cereal”, afirmou.

A empresária assegura que o processo de fabrico do pão tradicional assenta em “tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos e com baixo teor de sal”, o que proporciona “uma maior digestibilidade, um menor índice glicémico” e faz com que sacie mais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This