Cem pessoas na Madeira em experiência-piloto na área da saúde

20 de Outubro 2021

Uma centena de pessoas com mais de 65 anos, residentes na Madeira, vão participar num projeto-piloto para avaliar problemas de saúde na área do equilíbrio com recurso a uma plataforma digital, uma experiência que em Portugal decorre apenas nesta região.

“A ideia é tornar, através de uma solução digital, uma melhor qualidade de vida a pessoas que tenham uma idade mais avançada”, disse hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, no arranque oficial deste projeto denominado ‘SmartBear’.

Este projeto decorre em parceria com o Instituto de Novas Tecnologias da Universidade Nova, cujo responsável, o madeirense Ricardo Jardim Gonçalves, “pensou que a Madeira deveria ser o local de experiência piloto a nível do país”, disse Pedro Ramos.

O SmartBear visa “fornecer uma solução digital inteligente e personalizada para sustentar e apoiar um estilo de vida independente e saudável na comunidade idosa”, acrescentou.

Os promotores consideram que este objetivo pode ser atingido “através do desenvolvimento de uma plataforma inovadora com recurso a dispositivos médicos inteligentes e sensores ambientais contínuos, associados a fatores de risco clinicamente significativos em pessoas idosas com diversas comorbidades presentes”.

O governante madeirense destacou “o percurso que a Madeira iniciou na área da digitalização da saúde, através de uma série de plataformas e de equipamentos” para proceder a alguns estudos investigacionais, nomeadamente na área do envelhecimento.

O responsável apontou que esta experiência agora iniciada visa fazer “uma avaliação do uso do equipamento para as pessoas que têm distúrbios do equilíbrio”.

A aplicação desta plataforma pode vir a demonstrar “a sua aplicabilidade, eficácia, sustentabilidade e futuro benefício no âmbito dos cuidados de saúde primários”.

Pedro Ramos realçou que estes “projetos estão a ser realizados em Portugal, através da Madeira, mas também em França, Espanha, Itália, Grécia e Roménia”.

“Depois vamos ver qual o resultado desta análise que vai ser feita, para que todas estas plataformas e equipamentos possam estar ao dispor de uma população mais idosa e venham a contribuir para uma melhor qualidade de vida deste escalão etário”, complementou.

A informação divulgada pelo Governo Regional adianta que, na Região Autónoma da Madeira (RAM), este projeto é financiado pelo programa Horizon 2020 (na área da investigação e inovação) da União Europeia.

Os 100 pacientes do Serviço Regional de Saúde têm algumas doenças prevalentes, entre as quais a perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas, ansiedade, depressão, distúrbios do equilíbrio e dor lombar crónica, aponta.

“Os equipamentos que estão agora a ser testados e continuarão a existir na região no futuro se as conclusões forem muito positivas para a qualidade de vida dos cidadãos”, vincou o secretário regional.

O governante destacou que o “período experimental [desta experiência-piloto] é até estar concluída a observação dos 100 pacientes”.

Neste momento, o Serviço Regional de Saúde tem selecionados 30 dos 100 pacientes a quem foi “solicitada” a participação, disse fonte do gabinete do secretário.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights