Reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada é fundamental após AVC

27 de Outubro 2021

A Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta que a reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada é fundamental depois de um AVC, que exige um tratamento rápido e eficaz quando ocorre.

A mensagem da Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos surge no âmbito do Dia Mundial do AVC (29 de outubro), a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.

No dia 29, em Espanha e Portugal, começa a campanha #CuideDoMaisImportante. António Conceição, presidente da Portugal AVC – uma das entidades promotoras -, explicou que, com esta campanha, pretende-se “não apenas sensibilizar para o impacto e a importância do AVC, inclusive com enormes custos socioeconómicos para a sociedade, mas também fomentar a cultura de prevenção da saúde, recordar como detetar um AVC e mostrar a importância da reabilitação”.

Segundo o presidente, “está nas mãos de todos contribuir para que as pessoas que sofreram um AVC, quaisquer que sejam as sequelas, possam reintegrar-se através de uma vida pessoal, familiar, social e profissional de qualidade”.

Por outro lado, a associação destaca, no mesmo comunicado, o “Plano de Ação para o AVC na Europa”. “Este Plano pretende alcançar melhorias em todos os momentos que envolvem cuidados ao AVC, incluindo a prevenção primária, organização dos serviços que prestam cuidados, tratamento de fase aguda, prevenção secundária e reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após o AVC. Tendo sido lançado conjuntamente, a nível nacional, pela Sociedade Portuguesa do AVC e pela Portugal AVC, representando, respetivamente, a Organização Europeia do AVC (European Stroke Organization – ESO) e a entidade que congrega associações de sobreviventes e familiares da Europa (Stroke Alliance for Europe – SAFE).”

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conferência Anual da APLL destaca projetos de apoio a doentes e sobreviventes

“+ pelos doentes, juntos pela saúde”: é o mote da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que vai reunir, uma vez mais, doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral, a partir das 14h00 deste sábado, 14 de setembro.

Comemoração do 45.º aniversário do Dia do Serviço Nacional de Saúde assinala-se a 15 de setembro em Coimbra

No próximo dia 15 de setembro, domingo, assinala-se em Coimbra uma das datas mais importantes do nosso País: O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da ‘Oliveira SNS’ que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Este ano, será interpretado o Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, pela Orquestra Clássica do Centro e pelos três coros da Ordem dos Médicos (SRCOM, SRNOM e SRSOM).

FMUP dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe formalmente os novos estudantes colocados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, hoje dia 10 de setembro, às 11 horas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights