Reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada é fundamental após AVC

27 de Outubro 2021

A Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta que a reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada é fundamental depois de um AVC, que exige um tratamento rápido e eficaz quando ocorre.

A mensagem da Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos surge no âmbito do Dia Mundial do AVC (29 de outubro), a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.

No dia 29, em Espanha e Portugal, começa a campanha #CuideDoMaisImportante. António Conceição, presidente da Portugal AVC – uma das entidades promotoras -, explicou que, com esta campanha, pretende-se “não apenas sensibilizar para o impacto e a importância do AVC, inclusive com enormes custos socioeconómicos para a sociedade, mas também fomentar a cultura de prevenção da saúde, recordar como detetar um AVC e mostrar a importância da reabilitação”.

Segundo o presidente, “está nas mãos de todos contribuir para que as pessoas que sofreram um AVC, quaisquer que sejam as sequelas, possam reintegrar-se através de uma vida pessoal, familiar, social e profissional de qualidade”.

Por outro lado, a associação destaca, no mesmo comunicado, o “Plano de Ação para o AVC na Europa”. “Este Plano pretende alcançar melhorias em todos os momentos que envolvem cuidados ao AVC, incluindo a prevenção primária, organização dos serviços que prestam cuidados, tratamento de fase aguda, prevenção secundária e reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após o AVC. Tendo sido lançado conjuntamente, a nível nacional, pela Sociedade Portuguesa do AVC e pela Portugal AVC, representando, respetivamente, a Organização Europeia do AVC (European Stroke Organization – ESO) e a entidade que congrega associações de sobreviventes e familiares da Europa (Stroke Alliance for Europe – SAFE).”

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights