Centro de vacinação nas Devesas em Gaia abre a 03 de novembro

29 de Outubro 2021

O novo centro de vacinação de Vila Nova de Gaia nas Devesas abre a 03 de novembro e o instalado no Pavilhão das Pedras encerra no sábado às 15:00, disse esta sexta-feira à Lusa a câmara municipal.

“Terça-feira decorrerá a transferência e operacionalização para o Centro das Devesas, que abre a 03 de novembro”, lê-se na comunicação da autarquia do distrito do Porto.

Em resposta ao pedido de confirmação da Lusa sobre o início do novo centro, a câmara liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues assinalou ainda que para o atual centro de vacinação “não há agendamentos para domingo”.

Sublinhou a autarquia que o novo centro “vai ter 13 postos de vacinação”, que o “número de profissionais dependerá sempre do volume de agendamentos” e que “será feita dupla vacinação – covid-19 e gripe”.

Acrescenta a resposta estar “previsto que os centros de vacinação das Devesas e de Grijó se mantenham em funcionamento até 31 de dezembro”.

Em 21 de outubro, a câmara justificou a necessidade de sair do Pavilhão das Pedras como consequência do início do ano letivo e da atividade desportiva no concelho.

Na nota de imprensa então emitida, a autarquia lembrou ter-se empenhado no processo de vacinação muito para além das suas estritas competências legais, tendo cedido espaços próprios, custeado a logística, contratado dezenas de enfermeiros, colocado a Polícia Municipal, bombeiros e assistentes técnicos e operacionais a apoiar a operação.

A câmara ressalvou que a `task-force´ foi extinta há várias semanas, o que significa que o país está num momento diferente, em que os centros de saúde voltam a ser chamados à sua missão, agora que são muito menos as pessoas a receber a terceira dose.

No entanto, acrescentou, revelou-se uma oportunidade para a tutela da Saúde juntar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 com a vacina anual da gripe, sendo, uma vez mais, o município interpelado a colaborar.

“Continuamos empenhados em colaborar com todas as necessidades, mas não podemos perder o foco das nossas obrigações ou das nossas competências”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This