Consultas de podologia podem reduzir número de amputações por pé diabético

3 de Novembro 2021

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) alerta para a "necessidade premente" da criação de consultas de podologia no Serviço Nacional de Saúde, que podem reduzir o número de amputações por pé diabético.

Esta mensagem surge no âmbito das V Jornadas do Pé Diabético, que a APP vai realizar a 13 de novembro no Porto, e do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

O pé diabético é responsável pela realização de duas amputações por minuto a nível mundial, sendo 85% destas precedidas por úlceras.

“Os números de diabéticos, de pé diabético e de amputações continuam crescentes. Há necessidade de dar resposta a estes casos. Os doentes têm esse direito. A solução para reduzir a taxa de amputação passa pela prevenção. A Podologia tem a capacidade de identificar, de diagnosticar e de prevenir as complicações do pé diabético, desde a infeção até à amputação. É preciso que se implementem mais consultas de Podologia”, sobretudo nos cuidados de saúde primários, afirma Manuel Portela, presidente da APP.

De acordo com Manuel Portela, com a realização das V Jornadas do Pé Diabético, a APP pretende promover a discussão acerca das consultas existentes no SNS. “Existem cerca de 15 unidades com consultas de Podologia, algumas com mais de 15 anos de existência. Modelos a replicar, uma vez que se tem verificado uma redução das amputações. É importante implementar estes modelos nos cuidados de saúde primários, que estão mais próximos da população, em termos de identificação e diagnóstico”, indica.

A iniciativa vai contar com a participação de especialistas de várias áreas, como Medicina Interna, para abordar assuntos relacionados com o controlo da infeção e os sinais e sintomas do pé diabético, e Angiologia e Cirurgia Vascular, uma necessidade, sobretudo, quando são identificados problemas de isquemia. Serão ainda abordados outros temas, como o tratamento de feridas e de úlceras e o tipo de calçado mais indicado para a pessoa com diabetes.

As inscrições para as V Jornadas do Pé Diabético são obrigatórias e podem ser efetuadas através do email info@appodologia.com.

O pé diabético é a principal causa de amputação da extremidade inferior e a principal causa de internamento da pessoa com diabetes. A perda de sensibilidade nos pés, feridas complexas, deformidades, limitação de movimento articular, infeções e amputações caracterizam esta condição clínica complexa.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights