IPS abre duas novas pós-graduações na área da Enfermagem

3 de Novembro 2021

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai reforçar a sua formação avançada na área da Enfermagem, com a abertura, em 2022, de duas novas pós-graduações que contemplam as especialidades de Emergência Extra-hospitalar e Supervisão Clínica.

Os novos cursos, a ministrar na Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), têm candidaturas abertas a partir de hoje e até 24 de novembro, destinando-se a titulares do grau de licenciado em Enfermagem e portadores de cédula profissional válida.

Com a criação de uma pós-graduação de Enfermagem em Emergência Extra-hospitalar, o IPS pretende qualificar estes profissionais com competências acrescidas diferenciadas que permitam assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa, em qualquer etapa do ciclo vital, família e comunidade, em situação de doença súbita, traumatismo, crise ou catástrofe, desde o local da emergência, até à unidade de saúde de referência, assegurando a continuidade de cuidados. Esta componente de especialização é considerada determinante para a obtenção de ganhos em saúde, nomeadamente através da redução das taxas de mortalidade e morbilidade. O novo curso dispõe de 30 vagas e terá início a 17 de janeiro de 2022.

Com 40 vagas disponíveis e arranque das aulas previsto para 02 de fevereiro de 2022, a pós-graduação em Supervisão Clínica de Enfermagem pretende dotar os profissionais com uma competência acrescida avançada que tem vindo a adquirir um lugar muito significativo na disciplina de Enfermagem e que é amplamente considerada como uma componente efetiva e de suporte para a promoção da segurança e da qualidade dos cuidados prestados, visando a obtenção de ganhos em saúde.

Ambos os cursos, conferentes de diploma, são acreditados pela Ordem dos Enfermeiros, consolidando a atuação da ESS/IPS como referência no ensino superior de Enfermagem, ao responder às necessidades de desenvolvimento de competências dos enfermeiros, particularmente no distrito de Setúbal.

Mais informações em www.ess.ips.pt.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights