Portugal entre os países com melhor nível de literacia em saúde

13 de Novembro 2021

Portugal está entre os países com melhor nível de literacia em saúde, segundo um estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021.

“Portugal é o país onde foi registado a maior percentagem de nível ‘suficiente’ de Literacia em Saúde: 65%. As conclusões sugerem ainda que 5% das pessoas tem um nível ‘excelente’. Apenas 7,5% das pessoas foram classificadas com um nível inadequado e 22% pessoas foram classificadas com um nível problemático”, refere a DGS num comunicado este domingo emitido.

Esta avaliação faz parte de um inquérito denominado HLS19 organizado pelo consórcio europeu Rede de Ação para Medir a Literacia da População e Saúde Organizacional (M-POHL, na sigla inglesa).

Segundo o estudo, sete em cada 10 pessoas “apresentam altos níveis (‘suficiente’ e ‘excelente’) de literacia em saúde”.

“O aspeto da ‘compreensão da informação’ apresentou os maiores níveis, excedendo os 75% categorizados como tendo ‘suficiente’ e ‘excelentes’ níveis de literacia em saúde”, segundo a DGS.

A entidade liderada por Graça Freitas destaca ainda que “a Literacia em Saúde associada à vacinação excedeu os 70% de pessoas categorizadas com níveis ‘suficiente’ e ‘excelentes'”.

A DGS indica também que os resultados obtidos “sugerem um aumento dos níveis altos de literacia em saúde da população, quando comparados com estudos anteriores”.

“Em Portugal, este estudo envolveu uma amostra representativa da população portuguesa a partir dos 16 anos”, refere também a DGS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights