Plataforma indica idade dos pulmões e acelera diagnóstico da DPOC

16 de Novembro 2021

Acaba de ser disponibilizada uma nova plataforma online que permite descobrir a idade dos pulmões de fumadores, ao mesmo tempo em que acelera o diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). A falta de sintomas específicos explica que o diagnóstico tardio daquela doença que afeta mais de 14% dos portugueses com mais de 40 anos.

Com duas ferramentas – a Lung Age e a Lung Check – a plataforma criada pela Boehringer Ingelheim que esclarece sobre a saúde dos pulmões e pretende estimular um diálogo entre a pessoa e o profissional de saúde. A plataforma faz essa avaliação, tendo em conta o sexo, a idade, altura e também o número de cigarros que a pessoa fuma por dia, ou fumou, e os anos de tabagismo.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o risco de DPOC, uma doença subdiagnosticada. Segundo dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) a prevalência estimada da DPOC é, em Portugal, de 14,2% acima dos 40 anos (cerca de 800 mil pessoas), com aproximadamente 95% dos doentes com DPOC ligeira e 80% dos doentes com DPOC moderada permanecerem por diagnosticar.

A vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), revela que “doente chega tarde ao diagnóstico porque se sente culpado e porque desvaloriza os sintomas”.

Paula Pinto explica que atualmente “o diagnóstico passa por fazer uma espirometria, exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz. É assim um exame indolor e que consegue medir a nossa capacidade respiratória”.

Por este motivo a dirigente destaca o papel da nova plataforma.

A DPOC apresenta sintomas como cansaço, falta de ar, tosse com expetoração, sintomas que muitas vezes são desvalorizados por doentes e médicos.

A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (GRESP), do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDResp), da Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA) e da SPP.

Descubra mais sobre a saúde dos seus pulmões Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights