Forças especiais francesas vão para Guadalupe para conter tumultos

21 de Novembro 2021

Um contingente das forças especiais da polícia francesa vai ser deslocado para o território ultramarino de Guadalupe para conter os tumultos que irromperam devido às restrições impostas para combater a covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, considerou a violência “inaceitável” e revelou que 50 agentes das forças especiais da polícia deverão chegar a Guadalupe, na sequência de vários dias de protestos e bloqueio de estradas. Trata-se de um reforço face aos 200 outros polícias que já foram enviados para a ilha das Caraíbas a partir do continente francês.

Segundo o governante, após uma reunião de emergência no sábado, em Paris, “foram disparados alguns tiros contra agentes da polícia” em Guadalupe e registaram-se saques, com diversos vídeos disseminados nas redes sociais a mostrarem carros e edifícios incendiados.

Os media franceses afirmaram que vários edifícios no centro da cidade de Pointe-a-Pitre, a maior cidade da ilha, foram destruídos.

Os bloqueios de estradas colocam os hospitais em “situação muito difícil por algumas horas”, durante as quais os doentes e os abastecimentos não podem chegar aos hospitais, frisou Gerald Darmanin.

“O Estado manter-se-á firme”, disse ele, acrescentando que pelo menos 31 pessoas foram presas pela polícia. Entretanto, o prefeito de Guadalupe, Alexandre Rochatte, impôs um recolher obrigatório noturno das 18:00 às 05:00 desde sexta-feira.

Os protestos têm sido pedidos pelos sindicatos para contestar o certificado digital covid-19, que é necessário para aceder a restaurantes e cafés, locais culturais, arenas desportivas e viagens de longa distância. Os manifestantes também protestam contra as vacinas obrigatórias de França para os trabalhadores do setor da saúde, dos quais 80% dos profissionais na ilha já foram vacinados.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights