Picada de escorpião mata criança angolana em Benguela, 28 casos no fim de semana

29 de Novembro 2021

Uma criança morreu depois da picada de um escorpião, na província angolana de Benguela, onde só neste fim de semana dois hospitais locais registaram 28 casos, anunciaram as autoridades sanitárias.

Segundo o diretor clínico do hospital municipal de Benguela, Luís Vieira, a criança, de três anos, morreu esta manhã depois de ter dado entrada no hospital em estado bastante grave.

“Tivemos a morte de uma criança, que entrou muito grave, a eliminar espumas pela boca, com muita agitação psicomotora, o corpo clínico tentou estabilizar, mas, infelizmente, esta manhã a criança faleceu”, disse Luís Vieira, em declarações à rádio pública de Angola.

O responsável referiu que houve 12 casos registados de domingo para hoje, mas no sábado também deram entrada dez casos.

“Então estamos a falar num total 22 casos, porque o local onde se encontra o hospital municipal de Benguela é característico e tem muitas zonas onde antigamente não eram habitadas, mas nesse momento são habitadas e tem muito escorpião e a tendência com as chuvas é esse número aumentar”, disse o médico.

O responsável sanitário apelou a população a evitar que as crianças durmam no chão, aconselhando ainda a fazer uso de uma proteção para impedir a entrada do animal.

“Quando vemos que há chuva, se pudéssemos ter um chourição, que as pessoas podem fazer com pano e areia, meter nas entradas das nossas residências, no sentido em que esses animais não entram por baixo das portas e atinjam a nossa residência”, disse, frisando ainda que após a picada de um escorpião as pessoas devem levar logo a vítima ao hospital.

De acordo com a notícia, outros seis casos de picada de escorpiões foram registados no Hospital Geral de Benguela no mesmo período.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights